Connect with us

Eventos

Resumo e destaques do 2º dia da NRF 2024 by TOTVS

Published

on

Revolução no varejo por Lee Peterson na NRF 2024

Como prometido, volto aqui para fazer o resumão do 2º dia da NRF 2024, destacando os pontos que mais me chamaram a atenção.

Dia 15 de janeiro, comemora-se o “Dia de Martin Luther King” nos EUA e, por causa do feriado, o evento lota bem mais com a presença dos americanos. A feira fica mais cheia, as salas mais concorridas e os melhores palestrantes ficam reservados para este dia. Confirmando isso, sempre vem uma celebridade ao palco principal e, desta vez, foi o incrível Magic Jonhson!

O astro da NBA é considerado o maior jogador da história do Los Angeles Lakes, com cinco títulos e 3 MVP’s (jogador mais valioso da NBA). Mas ele vai muito além de um jogador talentoso. Ele é CEO da Magic Johnson Enterprise, um conglomerado com o qual investe em participações em times esportivos, ativos em cinemas, franquias de fast foods, imóveis e uma empresa de seguros de vida (EquiTrust). Ou seja, sucesso dentro e fora das quadras!

E foi sobre sua carreira empresarial e sua atuação social que o trouxeram à NRF. O ex-jogador e empresário tomou a frente do papo, desceu do palco, fez uma tremenda presença e praticamente conduziu um papo muito legal falando sobre a importância do trabalho em equipe e o quanto essa ideia de coletivo o fez chegar aonde está hoje.

Na sequência foi a vez de Ed Stack, presidente executivo da Dick’s Sporting Goods, loja de materiais esportivos, subir ao palco. O executivo foi reconhecido com o Prêmio Visionário NRF, por duas décadas de liderança e dedicação à indústria de Varejo. Tanto ele quanto Magic reforçaram a mensagem de que só foram capazes de vencer graças ao time, ao esforço e trabalho em grupo.

Inclusive, eles me lembraram da frase do outro grandioso jogador de basquete, Michael Jordan: “O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”.


Conheça o trabalho da TOTVS


A NRF sempre aborda assuntos ligados à pessoas, que são o motor que move o varejo, e a temática desse segundo dia claramente foi trabalho em equipe.

O trio parada dura

Em toda a NRF temos as três figurinhas carimbadas: Lee Peterson, vice-presidente executivo da WD Partners; Ira Kalish, economista chefe global da Deloitte; e Kate Ancketill, futurista e CEO da consultoria GDR.

Eles costumam se apresentar no segundo dia, que é o principal. Curiosamente, palestraram na sequência, ou seja, foi o dia para correr, entrar na sala, sentar e ficar até o final das três apresentações.

O Lee abriu sua apresentação falando sua recém-descoberta: a palestra dele é bem famosa entre os brasileiros. Com essa informação, logo soltou: “Onde estão os meus brasilianos?”, com aquele sotacão americano. A sala veio abaixo! Mais da metade do público presente gritou e levantou a mão.

Inclusive, percebi que alguns americanos aprenderam algumas palavras em português, como “pode sentar?” ou “licença”, para poderem interagir mais com o público, tamanho o volume de brasileiros nas palestras.

NRF 2024

Lee Peterson sendo tietado pelos “brasilianos” | Por: Heloísa Ribeiro para Delegação Goakira Omnibiz

Voltando ao tema, Lee reforçou a necessidade das lojas físicas se preocuparem com a “vibe”, ou seja, no que o ambiente transmite de sensações e emoções para o cliente. E o ponto dele é fantástico: as lojas físicas evoluíram para acompanhar digital, mas como tudo na vida, requer equilíbrio. E-commerce não trabalha orientado a emoções, mas sim à eficiência no processo de compra. Clique, clique, clique, pagou e saiu. Tudo muito rápido e prático.

Mas, se as lojas físicas seguirem somente esse caminho, tentando reproduzir o nível de produtividade do site, vão perder feio – e já estão perdendo. É preciso voltar ao básico também nas lojas, usando o espaço físico e a presença humana em favor da experiência do cliente.

Já Ira é um economista e, com isso, sua apresentação traz muitos gráficos e informações econômico-financeiras. Ele se posicionou de forma até que positiva para 2024, ressaltando que só teremos alguma preocupação caso o cenário geopolítico tenha uma piora. De todos os gráficos, de todas as informações que ele traz com maestria, a mensagem que ficou é: “Vamos nos preparar para um 2024 cuidadosamente otimista”. Boa notícia para os varejistas que sofreram tanto em 2023.

NRF 2024

Ira sendo cuidadosamente otimista

Kate, finalmente, entrou de fato na questão Tecnologia. A executiva mergulhou em questões de mudança de comportamento do perfil do consumidor e de soluções de tecnologia. Finalmente, entramos no terreno especulativo, falando fortemente de IA.

Ela destacou a “PI AI”, personal intelligence, que são as assistentes pessoais que vão conhecer profundamente as pessoas, melhorando cada vez mais no atendimento e na solução de problemas. A previsão é de que cada pessoa terá seu próprio assistente pessoal de IA para fornecer inteligência e suporte personalizado – e já mostrou um case real disso. Atrelado a esse cenário, Kate falou sobre o crescimento da adoção de assistentes conversacionais, especialmente entre a Geração Z, indicando uma necessidade de serviços de saúde mental alimentados por IA. Isso tem um grande potencial de impacto na sociedade!

Para o varejo, ela destacou a necessidade de acompanharmos a abundância de inovações em IA, como interfaces de chats movidas à IA e até mesmo análise de ondas cerebrais (agora a gente foi longe, mas já é realidade em algumas escolas chinesas, pra ver se os alunos estão prestando atenção. 1984 chegou 40 anos atrasado…).

NRF 2024

Kate completa o trio parada dura

Haverá um grande impacto das mudanças demográficas no varejo, como queda nas taxas de natalidade e envelhecimento da população em países como o Japão. É importante mantermos a tutela do consumidor e verificarmos a realidade impulsionada pela IA transformando o varejo.

E é esso meu resumão! Se preparem pro dia final, que sai amanhã.


Elói Assis da TOTVS

*Elói Assis, diretor-executivo de produtos de Varejo e Distribuição da TOTVS. O executivo comanda uma equipe de mais de 800 pessoas, em diversas localidades do país. O seu grande desafio no cargo é prover as melhores soluções para varejo e distribuição, com o qual conta com a sua bagagem
profissional. O executivo traz o conhecimento prático como CIO do projeto de transformação digital e da experiência na operação do Grupo Ri Happy/PB Kids, maior varejista de brinquedos do Brasil. Antes disso, foi diretor de TI da Avianca Brasil e passou por outras grandes empresas, como TAM, UOL e AB-Inbev, maior companhia de bebidas do mundo. O diretor-executivo é formado em Marketing pela Universidade Mackenzie, e tem MBA em Gestão de TI pela Live University.

Sobre a TOTVS
Líder absoluta em sistemas e plataformas para empresas, a TOTVS possui mais de 70 mil clientes. Indo muito além do ERP, oferece tecnologia completa para digitalização dos negócios com foco em 3 dimensões: Gestão, com sistemas para automatizar processos das atividades fim e todo backoffice da operação; Techfin, oferecendo serviços financeiros personalizados por meio dos seus sistemas; e Business Performance, com soluções para as empresas venderem mais e crescerem.