Inovação
Target lança integração com ChatGPT para compras durante a Black Friday
A Target anunciou que consumidores poderão descobrir e comprar produtos da varejista dentro do ChatGPT, em tempo para o principal fim de semana da temporada de compras. A partir desta semana, a empresa inicia um teste beta que permitirá compras pelo seu aplicativo dentro do ChatGPT, incluindo a possibilidade de adquirir vários itens em uma única transação, comprar alimentos frescos e escolher entre retirada na loja, drive-up, pick-up ou envio.
A novidade chega após movimentos semelhantes de grandes players do ecommerce, como Walmart, que anunciaram integrações para permitir compras direto na plataforma conversacional da OpenAI.
Segundo a Target, a experiência no ChatGPT permitirá que o usuário peça ajuda para encontrar exatamente o que precisa. No ambiente do ChatGPT, o consumidor poderá marcar a Target e solicitar sugestões, como “planejar uma noite de filmes em família no feriado”. O aplicativo da varejista no ChatGPT apresentará recomendações do portfólio da empresa. O usuário poderá navegar pelas opções, montar uma cesta com vários itens e concluir a compra sem sair da plataforma.
A empresa informou que esta é “apenas o começo” da experiência e que a integração deve evoluir com novos recursos, incluindo conexão com contas do programa de fidelidade Target Circle e oferta de entrega no mesmo dia.
“Na Target, tudo começa com o convidado, e isso significa encontrá-lo onde quer que ele esteja, incluindo espaços emergentes como o ChatGPT, que recebe milhões de consumidores”, disse Prat Vemana, vice-presidente executivo e diretor de Informação e Produto da Target, em comunicado. “Estamos orgulhosos de ser um dos primeiros varejistas a levar compras para esse novo canal, em parceria com a OpenAI, tornando a descoberta pelo app da Target no ChatGPT tão fácil e prazerosa quanto passear pelos nossos corredores. O nosso objetivo é simples: fazer com que cada interação pareça tão natural, útil e inspiradora quanto conversar com um amigo.”
Fidji Simo, CEO de Aplicações da OpenAI, afirmou: “Uma grande parte da transformação da IA está acontecendo dentro das empresas, e a Target é um ótimo exemplo de como essa mudança se parece quando é feita com ambição e velocidade. Estamos empolgados em trabalhar com a Target enquanto ela integra inteligência em toda a empresa para criar experiências úteis e prazerosas para seus clientes e seus funcionários.”
A Target se junta a uma lista crescente de marcas de ecommerce que trabalham com o ChatGPT para habilitar compras integradas, incluindo Walmart, Etsy, Shopify, Salesforce e PayPal.
Sobre a integração lançada em setembro, Vanessa Lee, vice-presidente de Produto da Shopify, disse: “As compras estão mudando rapidamente. As pessoas estão descobrindo produtos em conversas com IA, não apenas por meio de buscas ou anúncios. Isso vai permitir que nossos lojistas apareçam de forma natural nesses momentos e ofereçam aos consumidores uma forma de comprar sem interromper o fluxo. É uma mudança muito importante para o comércio.”
Entre os grandes players, a Amazon tem se mantido de fora e bloqueado o rastreamento de seu site pela OpenAI. No início do mês, a empresa enviou uma carta de cessar e desistir para a plataforma de IA conversacional Perplexity por realizar compras não autorizadas em seu site. Em um texto publicado em seu blog, a Amazon afirmou: “Nós entendemos que é algo bastante simples: aplicações de terceiros que se propõem a fazer compras em nome de clientes em negócios de outras empresas devem operar de forma transparente e respeitar a decisão dos provedores de serviço de participar ou não.”
Tecnologia como aposta para reverter queda de vendas
A Target tem enfrentado queda nas vendas e vê a tecnologia como um instrumento para recuperar desempenho. No terceiro trimestre, encerrado em 1º de novembro de 2025, as vendas líquidas caíram 1,5% na comparação anual, para US$ 25,3 bilhões, e as vendas comparáveis recuaram 2,7%. A empresa prevê queda de um dígito baixo no quarto trimestre.
Para impulsionar o crescimento, a varejista anunciou planos de investir mais US$ 1 bilhão em 2026, além de cerca de US$ 5 bilhões já previstos em despesas de capital. Os recursos devem financiar avanços em tecnologia, capacidades digitais de fulfillment, abertura e reforma de lojas e melhorias na experiência do consumidor.
No anúncio da integração com o ChatGPT, a companhia destacou que equipes internas utilizam o ChatGPT Enterprise “para aumentar a velocidade, simplificar fluxos de trabalho e criar mais espaço para criatividade”. Acrescentou também que, além da ferramenta da OpenAI, faz uso de IA para “aprimorar operações em toda a empresa, desde melhorar a previsão da cadeia de suprimentos até simplificar processos nas lojas e personalizar a experiência digital”.
Vemana afirmou: “A tecnologia está ajudando a definir a Target como uma empresa que não apenas usa IA, mas funciona com IA. Ela está permitindo responder mais rápido às tendências, impulsionando interações com os convidados com mais facilidade e satisfação, e oferecendo às equipes ferramentas inteligentes que reduzem atritos, para que possam se concentrar no que mais importa: atender nossos convidados.”
Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo
