E-commerce
Temu ultrapassa Shopee e se torna o segundo maior e-commerce do Brasil

O mês de abril de 2025 registrou uma queda de 1,4% nos acessos gerais aos sites de e-commerce no Brasil em comparação com março. Em contrapartida, os acessos por aplicativos apresentaram alta de 0,8% no mesmo período. As informações são da edição de maio do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion.
A Temu foi o destaque do mês, com crescimento de 25,8% em relação a março. A empresa somou 56 milhões de novos acessos, ultrapassando a Shopee e assumindo a segunda posição entre os maiores e-commerces do país. A Shopee registrou aumento de 6 milhões de acessos, equivalente a 2,7% de crescimento mês a mês.
Com o desempenho de abril, a Temu passou a deter 9,9% do total de acessos ao e-commerce nacional. O Mercado Livre manteve a liderança do setor, com 12,3% dos acessos.
O avanço da Temu também impactou o setor de importados, que ultrapassou 450 milhões de acessos totais em abril, representando um crescimento de 132% na comparação com o mesmo período de 2024.
Setor de eletrônicos tem queda de 12,9%
Por outro lado, o segmento de Eletrônicos & Eletrodomésticos apresentou o menor número de acessos dos últimos 13 meses. Apesar da retração geral no setor, a LG registrou crescimento de 26,8%, retomando a décima posição no ranking.
No setor de Comidas & Bebidas, a Cacau Show foi destaque durante o período da Páscoa. A marca apresentou aumento de 91,4% nos acessos em comparação ao mês anterior, somando um crescimento de 5,2 milhões de visitas e alcançando a terceira colocação no ranking do setor.
O levantamento mostrou ainda que 79% dos acessos ao e-commerce brasileiro foram realizados por meio de dispositivos móveis, com 56,4% ocorrendo via navegador mobile e 22,7% por aplicativos. Trata-se do maior percentual já registrado.
A análise também destacou os canais de tráfego mais relevantes para os e-commerces. O acesso direto continua na liderança, com 50% dos acessos, seguido pela busca orgânica, que alcançou 26,7%. Esta última é considerada uma fonte relevante por indicar maior intenção de compra e gerar tráfego qualificado de forma gratuita.
Imagem: Envato