Economia

Varejo de moda infantil deve ter alta de 6,7% com Dia das Crianças

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Arara com roupas infantis usadas para venda, como é feito na Cresci e Perdi, comprada pela Enjoei

Mais do que uma data comemorativa, o Dia das Crianças se consolidou como uma das maiores datas do varejo do segundo semestre, e como um grande motor do setor do comércio voltado para crianças. Nessa data, a maior parte dos pais, tios, avós e até amigos presenteiam seus pequenos com itens que vão desde brinquedos até coisas mais úteis como itens de moda infantil.

De acordo com o IEMI – Inteligência de Mercado, o Dia das Crianças 2025 deve movimentar R$ 4,97 bilhões na área de moda infantil, o que representa uma alta de 6,7% em comparação ao ano anterior. Em volume de peças vendidas, a projeção é de um total de 114,1 milhões de itens de vestuário infantil, o que, por sua vez, representa um aumento de 2,7% no mesmo período.

Essa projeção reafirma o papel do segmento infantil como um dos mais estáveis do varejo de moda. Isso ocorre por uma união de fatores: a tradição cultural de dar presentes no dia das crianças e a necessidade constante de renovação do guarda-roupa com o rápido crescimento dos pequenos. Com isso, o setor consegue sustentar um ritmo de crescimento mesmo em cenários econômicos mais cautelosos.

Segundo Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI, esse é um momento em que as famílias aproveitam para presentear sem deixar de pensar na necessidade. “As famílias brasileiras costumam priorizar a experiência da compra nesse período, e o vestuário infantil se insere nesse contexto como um presente que combina utilidade e simbolismo. Essa particularidade ajuda a sustentar o desempenho positivo do setor mesmo diante de um ambiente econômico desafiador”, avalia ele.

Imagem: Envato

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