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Vendedores têm desafios para cumprir metas e falta de treinamento

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Vendedor com tablet na mão apresentando produtos para cliente

De acordo com um estudo realizado pela Meetz em parceria com a PipeLovers, revela que alguns dos principais desafios no setor do varejo são a dificuldade para bater metas e falta de treinamento adequado. Entre os entrevistados, apenas 21,8% dos vendedores conseguiram alcançar metas em quatro meses ou menos. Além disso, grande parte dos participantes relatou que recebe, no máximo, três horas de treinamento mensal por parte das empresas.

A pesquisa foi realizada com base em 151 empresas respondentes, explorando dados sobre perfil, metas, salários, uso de tecnologia e impacto do modelo de trabalho.

A pesquisa revelou também que o investimento em treinamento para equipes de vendas varia significativamente. Muitos profissionais o classificaram com notas baixas (de 1 a 3 em uma escala de 1 a 5). O relatório State of Sales, da Salesforce, indica que apenas 29% dos respondentes estão satisfeitos com os materiais de capacitação.

Segundo Juliano Dias, fundador da Meetz, investir em capacitação não é apenas uma questão de desenvolvimento profissional, mas um diferencial competitivo. “Empresas que promovem treinamentos constantes e qualificam suas equipes conseguem melhorar os resultados, engajando e retendo talentos em um mercado cada vez mais desafiador”, afirma.

Impacto do modelo de trabalho, tecnologia e perfil profissional

Com a crescente adoção de modelos híbridos e remotos, o levantamento também revelou o impacto dessas práticas no desempenho das equipes. Embora muitos profissionais tenham relatado adaptação ao trabalho à distância, outros destacaram desafios, especialmente no cumprimento de metas. Essa tendência acompanha o cenário global. Segundo dados atualizados do Infojobs, as vagas presenciais cresceram cerca de 39%, enquanto as híbridas subiram 32%. Já as oportunidades remotas caíram em 3% em 2024.

O estudo também abordou o uso de ferramentas tecnológicas no setor, indicando que plataformas de CRM e softwares de automação têm destaque. Para Juliano Dias, as empresas que investem nessas soluções têm uma vantagem estratégica. “Elas são essenciais para integrar equipes, automatizar processos e aproximar os vendedores dos clientes, independentemente do modelo de trabalho adotado”, conclui. Dados da McKinsey mostram que essas tecnologias podem aumentar a produtividade das equipes em até 40%. 

Os dados também apontam que setor comercial é composto, em sua maioria, por profissionais com mais de quatro anos de experiência. Em relação ao ticket médio, grande parte das empresas trabalha com valores entre R$ 10.000 e R$ 100.000 mensais, refletindo um mercado dinâmico e diversificado, ainda em expansão.

Imagem: Envato

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