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5 dicas que podem ajudar a ter sucesso na Black Friday

Segundo o Relatório da Black Friday 2023 do Olist, aproximadamente 50% dos entrevistados pretendem gastar mais de R$500,00 em compras nesta data

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Vendedora branca mostra peças de roupa para comprador negro

Relatório da Black Friday 2023 produzido pelo Olist – ecossistema líder em soluções de e-commerce para PMEs – aponta que 50% dos consumidores entrevistados pretendem gastar mais de R$500 em compras na data e outros 20% sugerem desembolsar mais de R$1000. Os dados também apontam que 55% dos lojistas esperam aumentar o faturamento e 16% o número de pedidos da marca. Dessa forma, algumas dicas para impulsionar vendas na data são válidas.

Ao longo do tempo, a Black Friday se tornou um marco no calendário de compras no varejo, e, a cada ano que se passa, a expectativa dos consumidores com essa data aumenta, fomentando um maior desenvolvimento das marcas com relação às experiências entregues aos seus clientes. Para os lojistas, a Black Friday é fundamental no calendário anual, e, dada essa importância, para se obter sucesso nas vendas, é necessário um planejamento organizado com estratégias que desempenhem uma melhor atuação durante o período.

“A experiência do cliente em qualquer um dos canais de venda utilizados é um fator determinante para fidelizá-lo. Sendo assim, é imprescindível a criação de um planejamento que satisfaça às necessidades dos clientes”, afirma Alexander Clein, Diretor Comercial do Olist.

O especialista elenca algumas sugestões para que os lojistas possam otimizar os seus processos e se destacar no período de Black Friday:

  1. Controle do planejamento – Para que tudo ocorra com uma baixa taxa de imprevistos é importante seguir um planejamento detalhado, com possíveis ações a serem tomadas diante das perspectivas encontradas no cenário;

  2. Estratégia de atendimento – A experiência do cliente é sempre um ponto a ser priorizado, desse modo, é preciso estar preparado para evitar possíveis problemas com o fluxo de atendimento. A estratégia de atendimento sendo organizada e bem executada se torna um diferencial para a atração e fidelização dos clientes;

  3. Estudo da legislação – O alinhamento empresarial referente às leis do Código do Consumidor é uma forma de prevenção de possíveis transtornos. O principal ponto em que a atenção deve ser redobrada é sobre questões ligadas a mudanças de preços próximos da Black Friday. Isso interfere diretamente em questões ligadas a litígios, que podem ser custosos e afetar os resultados da loja e no fortalecimento da confiança do consumidor, que, ao perceber que a empresa atende as suas responsabilidades legais, tende a confiar mais na loja.

  4. Acompanhamento da concorrência – A análise da concorrência e das tendências do mercado é um fator que pode trazer maior força de competitividade para a sua empresa. Primeiramente, é necessário fazer uma listagem definindo quem são os  principais concorrentes, a partir disso, devem ser feitos relatórios periodicamente analisando possíveis mudanças estratégicas que possam influenciar no mercado. Por meio desse acompanhamento é possível obter novos insights que possam ser inseridos diferenciando a sua loja das demais concorrentes.

  5. Organização da logística interna – Confira se a sua operação logística já está preparada para o aumento do volume de pedidos que deverá acontecer. É importante fornecer uma maior autonomia e controle do fluxo de suas mercadorias, onde o processo de administrar e controlar todas as movimentação de produtos estejam alinhados. Além disso, é necessário que você comece a separar seu estoque e a preparar as embalagens.

Imagem: Envato

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