Connect with us

Comportamento

7 ações de endomarketing para o Setembro Amarelo

Palestras, oficinas, apoio psicológico e outras iniciativas podem ser importantes para engajar os colaboradores no mês da prevenção ao suicídio

Published

on

Mão segurando laço amarelo, em fundo amarelo

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Os principais motivos estão relacionados a distúrbios mentais, alimentares, depressão ou momentos de crise e estresse. Fatores como abuso, violência e perdas, também estão associadas. Além disso, as taxas também são altas em grupos que sofrem preconceito, como refugiados, migrantes ou LGBTQIAPN+. Nesse sentido, o Setembro Amarelo contribui na prevenção do suicídio, e pode ser implantado nas empresas.

Nas organizações, por meio de ações de comunicação e endomarketing é possível apoiar o Setembro Amarelo, reforçar informações, enfatizar sinalizações e promover a conscientização, tanto dos gestores, como de cada colaborador. “As empresas precisam olhar com cuidado para a saúde mental dos seus colaboradores e identificar aqueles que estão passando por alguma questão pessoal. O mais importante é ter empatia e acolher quem está precisando de apoio”, enfatiza Eric Vazzoler, Gerente de Marketing da Progic, empresa de Comunicação Interna e plataforma líder em TV corporativa no Brasil. O executivo listou algumas sugestões de ações de endomarketing para o Setembro Amarelo:

  1. Decore a Empresa

A cada ano, mais órgãos públicos e privados aderem à iluminação amarela durante o mês de setembro, como uma forma de apoiar a causa. Portanto, decorar a empresa pode ser uma boa opção para colocar o tema em discussão nas rodas de conversa. 

Se não for possível trocar a iluminação, coloque balões amarelos nas salas e áreas em comum. Outra opção é distribuir laços amarelos aos colaboradores, para que usem junto do crachá ou na roupa durante o mês. 

  1. Bem-estar, qualidade de vida e saúde mental

Também é importante fazer campanhas ao longo do ano que promovam o bem-estar, a saúde mental e uma melhora na qualidade de vida dos colaboradores. As ações podem ser simples como mensagens deixadas nos postos de trabalho, até parcerias com empresas especializadas ou ações mais elaboradas e de longo prazo. 

Além disso, a equipe pode criar editorias específicas sobre temas relacionados para serem divulgadas constantemente nos canais de comunicação da empresa. 

  1. Promover oficinas ou eventos criativos

Uma opção interessante para celebrar a campanha é promover oficinas de arte, escrita, música, cozinha e outras atividades criativas como formas de expressão e de foco no agora. Algumas ocupações além de promover momentos de atenção e concentração no momento presente também mostram como a criatividade pode ajudar na busca por significado e por hobbies diferentes.

Também é possível promover eventos ao ar livre, como organizar corridas, caminhadas, práticas de yoga ou atividades físicas no geral que também chamam atenção para o foco no agora e a concentração no momento que nos cerca, o que pode ser uma prática importante para a saúde mental. 

  1. Palestras e workshops sobre o assunto

Uma das melhores formas de debater o tema com os colaboradores é promovendo um evento e convidando algum profissional da área da saúde mental para falar com propriedade sobre o assunto. 

Dessa forma, dá para garantir que as informações repassadas estão corretas e ao mesmo tempo os funcionários podem tirar dúvidas e conhecer mais a fundo as formas de auxílio. 

  1. Apoio Psicológico 

O apoio psicológico ou psiquiátrico é de extrema importância tanto nos casos de transtornos mentais, depressão ou predisposição ao suicídio, quanto na prevenção destes e na manutenção do bem-estar. Portanto, sua empresa pode divulgar contatos de bons profissionais da área, ou proporcionar benefícios e parcerias com descontos.  

Outra possibilidade é divulgar profissionais que atendem voluntariamente ou possuem pacotes de desconto, o importante é fornecer esse auxílio e disponibilidade aos colaboradores, pois nunca sabemos quando alguém pode estar passando por uma situação difícil.  

  1. Ações Sociais

Promover ações sociais também é uma ótima forma de envolver os colaboradores na pauta do Setembro Amarelo, já que você contribui para a causa e também para a sociedade. É possível escolher uma instituição para apoiar, ou então realizar pequenas ações no bairro ou no próprio prédio em que a empresa está localizada. 

  1. Setembro Amarelo na TV Corporativa

Crie uma vinheta oficial da campanha sobre valorização da vida e utilize para divulgar as principais informações sobre o Setembro Amarelo, como, por exemplo, seu significado, os sintomas, as causas e alguns dados. 

Muitos mitos envolvem as doenças mentais que podem levar uma pessoa ao suicídio, mas se falarmos sobre eles, as pessoas vão entender que a depressão é uma doença séria e que precisa de cuidados. Produza templates para divulgar esses mitos e promover a reflexão dos colaboradores. 

“É muito importante realizar ações que promovam bem-estar e consequências positivas para a saúde mental dos colaboradores. O Setembro Amarelo, apesar de ter seu foco na prevenção do suicídio, pode ser uma ótima oportunidade para trabalhar o bem-estar nas empresas”, finaliza Eric Vazzoler.

Mão segurando laço amarelo, em fundo amarelo

Imagem: Assessoria