Franchising
‘União da tecnologia com obsessão pelo cliente criou a Amazon Go’
Ricardo Alem, Head de Inovação Digital para a América Latina da Amazon Web Services (AWS), detalhou cases da companhia
Referência global em eficiência logística e tecnologia aplicada ao varejo, o case da Amazon Go foi um dos destaques da programação do Digitail, evento sobre varejo digital realizado nesta terça (18), em São Paulo. Ricardo Alem, Head de Inovação Digital para a América Latina da Amazon Web Services (AWS), compartilhou detalhes que explicam os motivos de a empresa obter tanto destaque no segmento.
Para ele, os dados são essenciais quando se trabalha em escala, pois o grande volume de informações torna impossível realizar a análise de forma manual. “No mundo de hoje, cada vez mais buscamos um modelo onde a máquina calcula a saída e o homem se volta para os inputs. Com isso, ganhamos uma precisão muito alta”, revela.
Outro ponto de destaque foi a integração entre homens e robôs promovida pela companhia. De acordo com Alem, os esforços da Amazon vão no sentido de usar as tecnologias de automação para trazer as prateleiras para perto das pessoas. “A máquina gera economia de tempo e dinheiro. Ela dá maior precisão, aumenta a produtividade da pessoa e ao mesmo tempo traz satisfação para o cliente”, diz.
Uma das febres do momento, a inteligência artificial também foi lembrada. De acordo com o executivo, a tecnologia é bastante utilizada em modelos preditivos por meio de serviços como a Amazon Prime. “Nosso desafio é descobrir como antecipar o próximo vídeo que nosso assinante quer ver. Nem sempre os gostos são óbvios, e a aprendizagem de máquina aos poucos vai conseguindo antever o que cada pessoa gosta de consumir em cada ocasião.”
Por fim, Alem explicou que o conceito da Amazon Go não surgiu a partir de uma nova tecnologia, mas veio a partir da união de recursos já existentes, mas que nunca haviam sido usados de forma conjunta como a empresa se propôs a fazer. “Analisamos dados e concluímos que o cliente gostaria de entrar na loja, pegar o que deseja e sair com uma experiência consistente, sabendo que nunca teria de enfrentar uma fila. A Amazon Go vem da união da tecnologia com nossa obsessão pelo cliente”, encerra.
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Imagem: Pedro Figueiredo/Central do Varejo