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Compliance: conheça objetivos da área no varejo

Com negócios cada vez mais complexos, área se tornou vital nos negócios, principalmente no varejo

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diversos apertos de mão, conceito de compliance

Nos últimos anos, o cenário empresarial passou por mudanças significativas, impulsionando a necessidade de reduzir riscos desnecessários e lidar com a crescente complexidade dos negócios. Nesse contexto, a implementação de programas de compliance se tornou um elemento vital em todos os setores, incluindo o varejo, visando impulsionar a competitividade, a lucratividade e a sustentabilidade das empresas.

O termo “compliance”, em sua tradução literal, significa conformidade ou aderência às normas legais estabelecidas pela legislação em vigor e às diretrizes internas da empresa. No varejo, manter a conformidade implica em uma série de desafios, mas também resulta em melhorias nos resultados e no relacionamento com os clientes.

O campo de compliance no varejo é encarregado de garantir que a empresa esteja rigorosamente aderente às diretrizes dos órgãos reguladores em diversas áreas, como trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica e ética, entre outras.

Portanto, as empresas varejistas que buscam estabelecer sua presença de longo prazo no mercado devem alinhar suas estratégias de compliance com os objetivos estratégicos, missão e visão da organização. Isso envolve a criação de programas preventivos e sistemas de monitoramento que agreguem valor a todas as partes envolvidas.

Alguns dos objetivos e responsabilidades da área de compliance incluem:

  • Análise meticulosa dos riscos operacionais;
  • gerenciamento dos controles internos;
  • desenvolvimento de projetos de melhoria contínua e conformidade com as normas do setor;
  • análise e prevenção de fraudes;
  • realização de auditorias regulares;
  • revisão e gestão das políticas de segurança da informação, gestão de recursos humanos e outros departamentos cruciais;
  • elaboração de manuais de conduta e a promoção das regras de compliance como parte integrante da cultura organizacional;
  • interpretação das leis e adaptação às necessidades da empresa.

O compliance teve origem nos anos 1990 em bancos e instituições financeiras, mas posteriormente sua importância se tornou evidente em empresas de todos os setores. No varejo, os consumidores estão cada vez mais bem informados e exigentes, dando preferência a empresas que demonstram responsabilidade social, ambiental e aderência a normas anticorrupção.

Com a evolução digital e a expansão do varejo para o omnichannel, há um aumento significativo no volume de informações que precisam ser protegidas por meio de políticas eficazes de segurança de dados. O setor varejista também é frequentemente alvo de fraudes e crimes eletrônicos, resultando em perdas financeiras e danos à reputação da empresa.

Assim, a implementação de um programa de compliance em uma empresa varejista desempenha um papel fundamental na melhoria do controle e organização do fluxo de dados, minimizando as perdas financeiras e garantindo a conformidade com as leis. Esse processo de conformidade é baseado em três pilares: prevenção, detecção e resposta.

No varejo, é igualmente essencial estabelecer sinergias com áreas de prevenção de perdas, gestão de riscos e conduzir auditorias regulares para monitorar a implementação e corrigir possíveis desvios.

Embora o varejo seja um setor extremamente dinâmico com uma ampla presença geográfica, a implementação eficiente de programas de compliance é um desafio que as empresas devem encarar. No entanto, nos tempos atuais, não se trata mais de decidir se adotar práticas de conformidade, mas de como fazê-lo de maneira a acompanhar o crescimento econômico da organização e incorporar essas regras no comportamento de todos dentro da empresa.

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Imagem: Freepik

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