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Dia dos Pais: 40% das pessoas optam por compras em lojas físicas
Levantamento feito pelo Google mostrou que quatro em cada 10 pessoas pretende ir às compras presencialmente
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De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, quatro em cada dez consumidores têm a intenção de realizar suas compras de presentes para o Dia dos Pais em lojas físicas, representando um crescimento significativo de 8 pontos percentuais em relação ao ano anterior. Além disso, as lojas físicas também se destacam como fonte de informações, com 29% dos entrevistados buscando ideias, preços, descrições e avaliações nesses estabelecimentos. No entanto, as plataformas digitais têm sua relevância, com 30% dos compradores buscando opções no Google, 23% em sites ou aplicativos de lojas, 18% em redes sociais e 13% por meio de vídeos no YouTube.
Além das lojas físicas, os sites e aplicativos das lojas se mostram como locais importantes de venda, com 22% e 21%, respectivamente. Redes sociais (13%), aplicativos de entrega ou delivery (12%) e aplicativos de mensagens ou telefone (11%) também aparecem como opções utilizadas pelos consumidores para adquirir os presentes.
Na hora de escolher a loja para a compra, os critérios mais importantes para os consumidores, segundo a pesquisa, são: preços, descontos, cupons e promoções (34%), bom atendimento (30%), custo da entrega e frete grátis (22%), variedade e qualidade dos produtos (19%), tempo de entrega e entrega rápida (19%), além de condições de troca, adiamento e cancelamento (13%). Contudo, a pesquisa mostra uma discrepância entre as expectativas dos pais e as pretensões de compra de filhos e companheiros para o Dia dos Pais. Enquanto a maioria dos pais (52%) deseja ganhar produtos eletrônicos, apenas 22% devem receber esse tipo de presente.
A lista de desejos é composta, além dos eletrônicos, por itens de moda (22%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (17%), bebidas, cestas ou experiências (14%), itens para casa (14%) e produtos de beleza e perfumaria (13%). As categorias de compra mais populares para o Dia dos Pais são moda (43%) e beleza e perfumaria (27%), seguidas por eletrônicos (22%), bebidas, cestas ou experiências (15%), eletrodomésticos ou eletroportáteis (10%) e itens para casa (7%).
Essa divergência entre os desejos dos pais e as escolhas dos compradores pode ser explicada por uma dificuldade que os consumidores enfrentam na hora de escolher os presentes, como identificada pela pesquisa. Entre os desafios mencionados pelos entrevistados, estão a incerteza sobre o que a pessoa gostaria de ganhar (26%), encontrar algo dentro do valor que estão dispostos a gastar (21%), inovar e escolher presentes diferentes a cada ano (19%), pensar em presentes criativos (17%) e saber como escolher os detalhes (12%).
Nesse contexto, a especialista de insights para o segmento de Varejo do Google Brasil, Antonella Weyler, destaca a oportunidade de conectar os desejos dos pais com os compradores, visando ampliar e inovar nas categorias de presentes adquiridas na data, o que poderia facilitar as escolhas dos presentes nas próximas ocasiões. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com 1.000 brasileiros com acesso à internet, que pretendiam comprar ou já haviam comprado presentes para o Dia dos Pais neste ano, entre os dias 26 e 28 de junho.
Imagem: Freepik