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Inovação

H&M passa a vender roupas de segunda mão em sua principal loja em Londres

A empresa visa reduzir seu impacto ambiental, e com isso pressiona mercado de fast fashion

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Homem de camiseta preta e boné olha camisas em arara baixa, em loja de roupas de segunda mão; lojas físicas

De acordo com a Reuters, a partir de 5 de outubro, a marca de moda H&M passa a vender roupas de segunda mão em sua principal loja em Londres, a H&M Regent Street. A marca Hennes & Mauritz, multinacional gigante do varejo de moda, diz que a iniciativa faz parte de se entender como “parte do problema”, e começar a buscar mudanças para a sustentabilidade têxtil. 

Na loja, será disponibilizada a coleção feminina “Pre-loved”, com marcas da H&M Arket, Cos, Monki e Weekday, além de outras. Na coleção de outono-inverno de 2023, a empresa anunciou que haverá vestidos e camisas metálicas, gabardinas e “pontos de moda” atualizados todos os dias nas lojas de roupa de segunda mão.

Essa não é a primeira iniciativa da H&M em moda sustentável. No início de 2023, a marca lançou sua primeira loja de roupas de segunda mão em Barcelona, e também possui venda online de peças usadas na Alemanha e na Suécia. Com isso, a empresa acaba pressionando as marcas de fast-fashion a pensarem em sustentabilidade.

Tudo isso ocorre em um momento em que a União Europeia está planejando lançar uma regulamentação para diminuir resíduos têxteis, e a H&M se entende como responsável por colaborar com esse movimento. Outras grandes empresas têm aderido ao movimento, como a Zara, que lançou, na semana passada, seu serviço online de venda de roupas de segunda mão na França, depois de já tê-lo no Reino Unido desde novembro de 2022.

No site oficial, a marca afirma: “Esta é uma realidade desanimadora: atualmente, menos de 1% do material utilizado na confecção do vestuário é reciclado todos os anos. Isto significa que milhares de toneladas de tecidos vão parar em aterros sanitários. Ao reutilizar ou reciclar as nossas roupas, podemos alterar as percentagens.”

A H&M é uma marca sueca de moda criada em 1947 por Erling Persson, e que conta com mais de 5 mil operações em 74 países. Seu lema é “Moda e qualidade ao menor preço, de forma sustentável”, o que está alinhado com as novas práticas da empresa. A marca ainda afirma que “the H&M way” (o jeito H&M) é voltado à responsabilidade.

Homem de camiseta preta e boné olha camisas em arara baixa, em loja de roupas de segunda mão

Imagem: Envato

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