Connect with us

E-commerce

Sustentabilidade no varejo: de ponta a ponta

Todos os papéis são conectados pela sustentabilidade, do trabalhador do chão de fábrica ao CEO

Published

on

imagem representando sustentabilidade; todas as funções do varejo podem se conectar a ela

NRF – Profissionais em início de carreira e estudantes do ensino médio que estão pensando em seus primeiros empregos cada vez mais buscam oportunidades para trazer suas prioridades de sustentabilidade para o ambiente de trabalho. 

A indústria do varejo os recebe de braços abertos, porque cada função no varejo é uma função de sustentabilidade. Os funcionários do varejo possibilitam que os varejistas atendam à demanda dos consumidores por produtos e serviços mais sustentáveis e alcancem suas próprias metas de sustentabilidade.

Crescente interesse em carreiras sustentáveis

Um terço dos adolescentes deseja aprender mais sobre carreiras relacionadas à sustentabilidade e às mudanças climáticas. Os estudantes de administração agora esperam que as empresas priorizem a sustentabilidade em todos os aspectos de seus negócios e, como resultado, mais escolas de negócios estão integrando a sustentabilidade em disciplinas obrigatórias. 

Uma pesquisa da Universidade de Yale mostrou que 78% dos estudantes universitários relatam o desejo de trabalhar para uma empresa com boas práticas ambientais, sendo que metade dos estudantes relatou que aceitaria um salário mais baixo para trabalhar em uma empresa ambientalmente responsável.

De acordo com a Deloitte, 55% dos potenciais funcionários pesquisam os impactos ambientais e as políticas de uma empresa antes de aceitar um emprego. Três quartos dos executivos dos EUA relatam que as metas ESG têm um impacto positivo no engajamento dos funcionários, de acordo com uma pesquisa da Society for Human Resources Management (SHRM). A SHRM relata que 86% dos funcionários que trabalham em empresas com metas ESG têm orgulho de trabalhar lá e consideram os empregos mais significativos.

Funções de sustentabilidade no varejo

Embora algumas funções no varejo se concentrem mais intensamente na sustentabilidade, todas as funções no varejo têm uma dimensão deste tema, seja a pessoa em questão o CEO ou um funcionário de meio período no chão de fábrica. A seguir, apresentamos uma lista parcial de algumas funções de sustentabilidade no varejo.

CEO (diretor executivo): Entre muitas outras responsabilidades, o CEO define a estratégia corporativa geral, incluindo quais aspectos da sustentabilidade priorizar. Javier Quiñones, CEO da IKEA nos EUA e diretor de sustentabilidade, falou sobre seu papel na definição de prioridades de sustentabilidade na NRF 2022: Retail’s Big Show, que ocorreu na cidade de Nova York.

CSO (diretor de sustentabilidade): Embora nem todo varejista tenha um CSO designado, funções de liderança em sustentabilidade existem na maioria dos varejistas de médio a grande porte. As funções de sustentabilidade variam significativamente dependendo do varejista e de onde a função está localizada no organograma da empresa. Um aspecto comum das funções, de acordo com membros do Conselho de Sustentabilidade da NRF, é entender as responsabilidades de todas as outras funções na empresa e saber como influenciar e apoiar melhor suas prioridades de sustentabilidade.

Entregadores: Embora outras pessoas provavelmente decidam se estão dirigindo veículos elétricos e quais rotas eles seguirão, os entregadores desempenham um papel importante na sustentabilidade. Estudos constataram uma diferença de 35% no uso de combustível entre os motoristas mais eficientes e os menos eficientes, o que significa que os estilos de direção podem ter um grande impacto positivo.

Finanças e contabilidade: Os varejistas só podem investir em iniciativas sustentáveis quando têm o dinheiro necessário para isso. É função dos profissionais de finanças e contabilidade do varejo avaliar o retorno do investimento para várias iniciativas de sustentabilidade, ajudar a equilibrar as necessidades de sustentabilidade com outras necessidades do negócio e ter as métricas certas para acompanhar o progresso. Os executivos financeiros também encontram maneiras criativas de fornecer resultados de sustentabilidade, incluindo soluções inovadoras de financiamento da cadeia de suprimentos.

Marketing e publicidade: O varejo é um negócio altamente competitivo e de baixa margem. Como resultado, os varejistas investem muito para entender o que os consumidores desejam e garantir que eles saibam que os varejistas estão vendendo produtos que atendem às suas necessidades. À medida que o interesse dos consumidores por produtos mais sustentáveis continua a crescer, os varejistas estão aprendendo a falar sobre sustentabilidade com qualquer pessoa, evitando o greenwashing.

Comerciantes: Os comerciantes varejistas decidem quais produtos serão oferecidos para venda. Eles influenciam as tendências de moda, cor e estilo, identificam as últimas inovações em eletrodomésticos e eletrônicos, ou os brinquedos e jogos mais interessantes para os consumidores. Os comerciantes focados na sustentabilidade buscam opções mais sustentáveis feitas com materiais mais sustentáveis. Eles também devem garantir que os produtos que oferecem para venda estejam disponíveis em faixas de preço que os consumidores estejam dispostos a pagar.

Aquisições: Aqueles que ocupam funções de aquisição negociam a compra de computadores, caixas registradoras, serviços de limpeza, papel, carrinhos de compras, placas, prateleiras, caminhões, expositores refrigerados, cabides e qualquer outra coisa necessária para operar uma loja de varejo. Os profissionais de aquisições no setor varejista estão cada vez mais buscando versões mais sustentáveis dos produtos que compram, incluindo equipamentos mais eficientes em termos de energia e produtos feitos com conteúdo reciclado ou materiais mais sustentáveis. Eles também estão questionando os fornecedores sobre seus próprios esforços de sustentabilidade.

Atendentes: Os consumidores confiam nas informações de um balconista bem informado. Eles valorizam informações sobre qualidade do produto, valor e estilo. Cada vez mais, os consumidores estão perguntando sobre produtos mais sustentáveis. Um atendente de vendas bem informado pode ajudar os consumidores a escolher produtos mais eficientes em termos de energia ou água, escolher modas mais duráveis e atemporais que permanecerão valiosas nos mercados de revenda, ou fazer a transição para embalagens recarregáveis.

Cadeia de suprimentos: As vastas e globais redes interligadas de cadeia de suprimentos da indústria são o que permitem que produtos de todo o mundo cheguem aos varejistas para venda aos consumidores. Há oportunidades para melhorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos em todas as partes dessas redes. Profissionais de cadeia de suprimentos do varejo estão tentando rastrear redes complexas de cadeia de suprimentos e possibilitando cadeias de suprimentos circulares.

Quando profissionais em início de carreira ou estudantes perguntam como conseguir um emprego focado em sustentabilidade, profissionais experientes em sustentabilidade frequentemente respondem: “Arrume um emprego e faça com que ele foque nisso.” 

Na indústria do varejo, esse conselho pode ser fácil de seguir, porque cada função no varejo pode ser uma função de sustentabilidade.

imagem representando sustentabilidade; todas as funções do varejo podem se conectar a ela

 

por Scot Case, vice-presidente de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade da NRF. Traduzido por Ygor Piva

imagem: Envato