Franchising
Indústria de alimentos supera R$1 trilhão em faturamento pela 1ª vez
Segundo balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, vendas do setor registraram alta de16,6% no ano passado
Com uma alta de 16,6% em relação ao ano anterior, a indústria de alimentos brasileira ultrapassou pela primeira vez a barreira do R$1 trilhão de faturamento em 2022. Os dados são do balanço da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
De acordo com a entidade, mesmo com a desaceleração do PIB, e a alta dos custos de produção em alta, as perspectivas para a indústria de alimentos do Brasil continuam positivas. Isso se reflete na geração de empregos, pois ao longo do ano passado o setor ajudou a criar mais de 58 mil novos postos de trabalho, uma alta de 3,4% na comparação com os últimos 12 meses.
Para a ABIA, 72% das receitas do setor são proveninetes do mercado interno, enquanto os 28% restantes vem de exportações, que tiveram um crescimento de 30%. Atualmente, o Brasil se destaca como o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, com 64,8 milhões de toneladas vendidas para 190 países.
Um dos diferencias do país está nos investimentos cada vez maiores na produção e tecnologia de alimentos, com uma indústria forte e um setor agrícola altamente competitivo e moderno. Porém, ainda existem desafios, incluindo a necessidade de buscar formas sustentáveis e regenerativas de cultivo, tecnologia, inovação e segurança alimentar.
Imagem: Freepik