Franchising
Insights sobre geração de leads para franquias
Recentemente, um dos clientes do FranchiseLab pediu para se colocado em contato com franqueadores que estão se saindo bem na geração de leads para franquias e com qualidade.
Joel Kleber, CMO do Jim’s Group, que atualmente tem quase 5.000 franqueados, foi o escolhido. A equipe do FranchiseLab encaminhou o pedido do cliente para Joel e sua resposta por e-mail foi tão generosa e útil que decidimos compartilhar como trabalhar a geração de leads para franquias. A propósito, esse compartilhamento aberto de dicas de melhores práticas é um exemplo de ‘Franqueamento Responsável’ e de como podemos continuar a melhorar como setor.
Se você deseja aumentar a taxa de conversão de novos franqueados, faça um favor a si mesmo e leia atentamente este trecho do e-mail de Joel abaixo:
Dicas de Joel para geração de leads para franquias de qualidade
“Eu sou o CMO do Jim’s Group nos últimos 5 anos e, quando comecei, a melhor coisa que fizemos foi contratar um videomaker interno para criar novo conteúdo em vídeo para nossas contas de mídia social diariamente. Também temos uma conta de marca pessoal separada para Jim Penman, que nos gera conversões inbound de franqueados por meio de sua marca pessoal.
Nossa estratégia é simples. Conteúdo de vídeo diário que tenta ser o mais transparente possível com nosso sistema de franquias – incluindo o bom e o ruim.
Não terceirizamos nenhum recrutamento. Fazemos tudo internamente e tentamos direcionar as pessoas para nosso conteúdo de vídeo no YouTube e no podcast. Quando conseguimos, a franquia se vende sozinha. Eu sei disso, pois temos cerca de 100 a 140 novos franqueados em nosso treinamento a cada 3 semanas e pergunto a muitos deles o que assistiram e quanto assistiram.
A resposta é sempre a mesma. Eles assistem a todos os vídeos no canal do YouTube.
Também usamos muito conteúdo de vídeo de curta duração para ‘plantar a semente’ e direcionar as pessoas para nosso conteúdo de longa duração. Crie conteúdo que gere leads inbound ou, pelo menos, ajude sua consulta ao longo da jornada, permitindo que eles consumam conteúdo de vídeo no seu próprio ritmo.
É uma coisa pequena, mas a atualidade das suas entrevistas e conteúdo de franqueados importa. Por esse motivo, postamos várias vezes por dia com conteúdo de curta e longa duração em nosso canal do YouTube. Também não é excessivamente produzido ou polido demais.
Nosso canal do YouTube é nossa melhor ferramenta de vendas. As pessoas que consomem o conteúdo têm perspectivas muito melhores e já sentem que nos conhecem antes mesmo de consultar nossa equipe de franqueadores.
A maioria das marcas de franquias que vejo faz um ou dois vídeos bem produzidos e nada mais. Fizemos o oposto. Fazemos muitos vídeos de médio porte diariamente e postamos diariamente várias vezes em nossas redes sociais com diferentes tipos de conteúdo sobre ser um franqueado.
Eu não acho que importa se uma franquia é de $10k ou $300k. As pessoas passam muito tempo em pelo menos uma plataforma de mídia social, por isso investimos em obter conteúdo diário em todas as plataformas que pudermos.
Outra opção que acredito que todas as empresas de franquia devem usar é contratar um criador de conteúdo e criar conteúdo diário que seja único e transparente sobre o ótimo sistema que têm. Qualquer bom estudante universitário de mídia é capaz disso se tiver um bom gerente de marketing para trabalhar junto.
Estamos em uma economia de atenção e todas as marcas de franquia estão competindo pela atenção de prospects. Os dias do ‘infopack’ se foram, na minha opinião. O conteúdo digital é o novo ‘infopack’ e você quer muito disso, que pareça autêntico, não seja excessivamente vendedor e conte uma história relacionável dos seus franqueados.
Imagem: Envato
Informações: Greg Nathan para Franchise Relationships Institute
Tradução: Central do Varejo