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E-commerce

Maioria dos consumidores desiste de compras online por valor da entrega

Pesquisa afirma que mais da metade dos consumidores paga mais caro só para obter frete grátis

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Mulher fazendo compras online com seu cartão; e-commerce, vender online; estratégias de marketing

Para grande parte dos consumidores, o valor da entrega é o aspecto determinante na hora de efetuar uma compra online. Isso é o que apontam dados obtidos pela pesquisa Fretes e Entregas no e-commerce/2023, realizada pela Opinion Box. De acordo com o levantamento, 67% das pessoas desistem de comprar em uma determinada loja caso o preço do frete seja alto demais.

A pesquisa também perguntou para os clientes de lojas online quais motivos os levam a escolherem onde comprar produtos. Para 68% dos consultados, o fator que mais motiva é o preço do item em questão. Logo depois, com 65%, está o valor do frete (ou a opção de frete grátis).

É possível observar uma tendência ao analisar os dados levantados pela pesquisa: o consumidor, em geral, não se importa em pagar mais por um número maior de produtos, desde que o valor do frete seja gratuito. Isso se nota ao ver que 79% das pessoas têm o hábito frequente de simular o valor da entrega quando as compras ainda estão no carrinho, além de 54% inserirem mais itens só para conseguirem o direito ao frete grátis.

A simples opção de frete grátis molda os hábitos dos consumidores do e-commerce. De acordo com a pesquisa, 70% dos clientes afirmam ter a ideia de comprar em uma loja, mas migrar para outra que oferecia a entrega gratuita de um produto. Além disso, 63% dos consultados desistiram de uma compra online por não ter a opção de frete grátis.

Um problema que acomete os consumidores de lojas online e que foi apontado pelo levantamento são os problemas com entregas de produtos. Embora hoje em dia as pessoas afirmem que os prazos dos serviços de e-commerce estão sendo cumpridos, 2 em cada 3 consumidores já experienciaram problemas com o recebimento de itens.

Entre os problemas citados na pesquisa, o líder entre os clientes é a mercadoria chegar após o prazo estipulado (57%), seguido de um empate entre produto não entregue sinalizado como entregue pela empresa e produto entregue com defeito ou sem funcionar (ambos com 36%).

Mesmo assim, 1 em cada 3 pessoas consultadas consideram provável ou muito provável voltar a fazer compras em uma loja após sofrer com problemas na entrega. E esse número muda quando é feito o recorte por idade: 38% dos clientes na faixa de 16 a 29 anos comprariam de novo, 33% entre 30 e 49 anos seguiriam como consumidores da loja e, por fim, 27% dos consumidores acima de 50 anos consideram provável efetuar novas compras.

A pesquisa foi feita pela Opinion Box, entrevistando 2.117 pessoas que efetuaram compras online no Brasil inteiro, sendo 47% homens e 53% mulheres. Os dados foram coletados em junho de 2023.

 

Mulher fazendo compras online com seu cartão; clientes desistem de comprar pelo valor do frete

Happy, joyful young African American woman with curly hair online shopping using laptop and credit card lying on bed in bedroom.E-commerce concept.

Imagem: Envato

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