Inovação
O que é WMS, sistema de armazém usado pelos grandes varejistas
Objetivo da tecnologia é otimizar operação de grandes varejistas com eficiência e velocidade, e ao mesmo tempo mater custos baixos
O sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é uma das tecnologias acionadas pelos bastidores do varejo para atender a demanda de clientes exigentes e sedentos por agilidade. Ele é utilizado para controlar toda e qualquer movimentação envolvida, desde a visibilidade do que está para entrar até tudo o que sai.
O objetivo do WMS é otimizar a operação de grandes varejistas, com eficiência e velocidade, ao mesmo tempo em que mantém os custos baixos. Para oferecer a entrega super expressa, a C&A investiu no WMS Manhattan Active® Warehouse Management, construído na nuvem e inteiramente em microsserviços, o que trouxe um novo nível de velocidade, adaptabilidade e facilidade de uso da cadeia de suprimentos.
Outra tecnologia importante para o varejo é a inteligência artificial, que pode evitar prejuízos com a ruptura de estoque no ponto de vendas (PDV) e ajudar a indústria a tomar decisões para melhorar a experiência do consumidor na hora da compra. A tecnologia é usada pela Quatá Alimentos, indústria alimentícia que conta com sete fábricas em quatro estados brasileiros.
Desde 2018, a empresa usa o Involves Stage, solução de gestão e inteligência para indústria e varejo desenvolvida pela Involves, para reduzir as perdas e aumentar o faturamento. A ruptura caiu de 34% para 24% no primeiro mês e, no terceiro mês, já havia diminuído para 20%, representando uma queda de 14% em apenas 90 dias.
No Brasil, mais de 3 mil marcas varejistas operam no modelo de franquias, o que faz do franchising brasileiro o maior do mundo. Quando se trata de marcas que operam em rede, uma das principais preocupações é a padronização. É por isso que franqueadoras seguem rigorosos procedimentos de auditoria para garantir que todas as lojas ofereçam o mesmo padrão de serviço e de produtos ao cliente.
Imagem: Freepik