Connect with us

Colunistas

O Santo Graal do perfil do franqueado

Published

on

perfil do franqueado

Imagino que tenha ficado curioso com o título desse texto, aliás, esse é o desejo de dez entre dez franqueadores: saber o perfil do franqueado de sua rede e mais do que saber com precisão, identificar esse perfil ideal. Ah, e se possível, que exista uma fila de candidatos com esse perfil disputando abrir uma unidade de sua rede.

O detalhe é que possivelmente esse seja um sonho que tem mínimas chances de ser realizado, mas a boa notícia é que existem caminhos para que você, como franqueador ou da equipe da franqueadora, possam ser mais assertivos, na definição, busca e seleção do perfil que ajude a tornar sua rede sólida e com franqueados que contribuam com a saúde e crescimento de sua marca.

Recentemente tive a oportunidade de concluir um trabalho que entre entrevistas, conversas e transcrições, levou pouco mais de um ano e meio. Foi um presente ter acesso a uma dezena de franqueados de diversas redes, segmentos e dispersos geograficamente pelo Brasil. A maioria de origem familiar menos privilegiada economicamente, mas em todos eles, pude identificar características comuns: suas trajetórias de vida!

São pessoas que por diferentes motivos, se determinaram a realizarem uma vida diferente do que tinham vivenciado até início da fase adulta, que tem seja pelos pais, tios ou avós, base familiar forte, que os inspiraram a alcançar seus objetivos. Pessoas que possuem dentro de si o sentimento que obstáculos, dificuldades e reveses no meio do caminho, são para serem encarados como aprendizados e motivadores para o próximo passo, mas não como motivo para desistir, aliás, a desistência não possui espaço no coração e mente dessas pessoas, o que todos possuem desenvolvido em alto grau são atributos derivados de muita garra, superação e perseverança!

Dentro disso, enxergam a franqueadora como uma parceira de jornada, o que não significa plena aceitação, mas protagonismo na crítica construtiva e realizada da forma correta, promovendo a saúde da rede, pois sabe que se a rede cresce, ele cresce também. Se torna exemplo para sua comunidade local e para os outros franqueados da rede.

Então franqueadora, independente da capacidade financeira, da formação acadêmica, procure conhecer um pouco mais da história de seu atual ou futuro parceiro, mas que muitas vezes não começa com ele próprio, mas com a trajetória dos pais, com sua infância, com as primeiras realizações, com sua postura diante dos desafios, com sua postura sobre como leva a vida com esposa e filhos e aonde quer chegar. Sim, as ferramentas técnicas, testes comportamentais são importantes para o perfil do franqueado, mas a vida… ah a vida…

Pense nisso!


Arlan Roque, gerente executivo de expansão em rede de franquias líder no segmento e atua há no sistema de franquias há 20 anos. É autor dos livros “Empreendedores de Coração – histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso” e “Franquias: tudo o que você precisa saber”. Atualmente é membro da Comissão de Expansão da Associação Brasileira de Franchising (ABF).