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Franchising

10 tendências para o Franchising em 2024

Depois de um ano de surpresas, poucas novidades em fusões e aquisições e poucas expansões internacionais, o que esperar do franchising em 2024?

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Executivo de terno mudando cubinho de 2023 para 2024

2023 trouxe surpresas para o sistema de Franchising e expectativas que algumas marcas apontaram para o ano passado não se confirmaram – enquanto outras surpreenderam o mercado. “Quando falamos sobre tendências e perspectivas, analisamos o comportamento mercadológico para traçar um perfil do movimento que pode se firmar nos meses subsequentes”, pondera Thais Kurita, advogada especializada em Franchising e Varejo.

Melitha Novoa Prado, advogada parceira de Kurita, lembra que os investimentos em comunicação diferenciada em cada canal é outra tendência que se confirmou no ano de 2023. “As marcas apostaram em diversificar a forma como conversam com seus clientes – e quem ainda não entendeu que isso é imprescindível não chegará até eles”, alerta.

E como será o ano de 2024? De acordo com Prado e Kurita, é possível esperar alguns dos seguintes movimentos no franchising neste ano:

Microfranquias continuarão em alta no franchising

As microfranquias continuam como tendência de procura pelo investidor e foco de atenção das marcas. Há pontos importantes, aqui: o franqueador precisa entender que nada muda, em termos legais, de uma franquia para uma microfranquia, ou seja, todas seguem a lei 13.966/19 e, mesmo com baixo investimento, o processo de seleção deve ser rigoroso e o suporte, primoroso.

Indústria varejando

É uma tendência que estará cada vez mais presente. A indústria entendeu que, assim como Casa Bauducco, Omo, Ariel e outras indústrias têm no varejo uma forma de expansão, ampliação de seus canais de distribuição e melhora de relacionamento com clientes, elas podem usar o franchising não apenas como uma forma de escoar produtos, mas para se fazer presente na memória do consumidor.

Aumento da judicialização dos conflitos

Está crescendo o número de redes no mercado, a cada ano – e muitas surgem de forma rápida, sem know-how. Isso gera também o aumento dos conflitos proporcionalmente – e eles são levados ao Judiciário. A consequência é a impressão equivocada de que franquia não é um bom negócio. Mas é preciso, mais uma vez, prestar atenção à marca escolhida, ao bom processo de seleção, ao know-how transferido, à capacidade de suporte do franqueador e aos documentos bem elaborados, que protegem a marca, mas trazem equilíbrio às partes, sem que uma se sobressaia em direitos e deveres à outra.

Humanização das relações no franchising

Se, por um lado, há marcas que decidem terceirizar  todos seus problemas ao Judiciário, elevando o número de litígios, há uma corrente no Franchising que trabalha para promover relações cada vez mais humanizadas entre os parceiros, por meio da comunicação não-violenta, da empatia cuidadosa e da escuta ativa,  além de treinamentos que permitem  a promoção do diálogo e utilização de métodos adequados e pacíficos de solução de conflitos, como a negociação e a mediação. Essa tendência já está implantada em muitas redes.

Maior cautela dos fundos de investimento

Como citado, os fundos de investimento gestores de redes podem ter mais cautela ao se aproximarem das marcas, devido aos acontecimentos que fizeram com que a South Rock pedisse recuperação judicial. Mas não se extingue a hipótese de novos fundos assumirem a gestão de redes.

E-commerce e outros canais de varejo

As marcas que ainda não diversificaram seus canais de varejo certamente estão no caminho para o fazer, inclusive crescendo no e-commerce. Consultorias de delivery estão cada vez mais presentes nas redes, apoiando franqueados em suas atuações, e esse serviço já faz parte do suporte oferecido por muitas marcas para alavancar as vendas no delivery, por exemplo.

Inteligência artificial no franchising

O bom uso da tecnologia ajudará os franqueados a realizarem tarefas com mais eficiência e eficácia, deixando-os com tempo livre para ser estratégicos. Esse é o objetivo das franqueadoras, que estão apostando na IA como tendência para 2024.

Imagem: Envato