Connect with us

Operação

3 elementos essenciais para uma experiência de varejo sem atrito

Published

on

varejo sem atrito

Agora, mais do que nunca, os varejistas precisam ser responsivos, ágeis e inovadores. Uma das prioridades mais importantes é focar em criar uma experiência sem atrito para os clientes em todos os pontos de contato.

De fato, 69% dos consumidores afirmam que são mais propensos a comprar de uma marca que personaliza as experiências em seus canais. Isso é crucial para reter e aumentar a lealdade dos clientes e a participação no mercado.

Os varejistas estão perguntando com mais frequência: “Como alcançamos uma experiência sem atrito para o cliente?”

Unifique a experiência do cliente omnichannel com gestão de estoque integrada

Os clientes interagem com as marcas por meio de vários canais, como lojas físicas, sites de e-commerce, aplicativos móveis e plataformas de redes sociais. Atender às crescentes expectativas dos clientes requer uma abordagem unificada.

Um exemplo de varejo omnichannel bem-sucedido é a varejista de moda Zalora, de Cingapura. Ela criou uma experiência de compra contínua, oferecendo múltiplos canais para os clientes interagirem com a marca, desde seu aplicativo até pop-ups físicos onde os clientes podem experimentar as roupas.

A Fujitsu compartilha essa mentalidade ao implementar pontos de contato modernos para melhorar a satisfação do cliente. Ao adotar soluções como autoatendimento, ponto de venda móvel e autoescaneamento com dispositivos próprios, os varejistas podem reduzir drasticamente o tempo de espera e melhorar a conveniência para os compradores.

A introdução de novos métodos de compra, como o Buy Online Pick Up in Store (BOPIS) e a compra entre filiais (com entrega em casa no caso de falta de estoque), é outro exemplo de como integrar perfeitamente os canais online e offline para transformar as experiências de compra.

Essas táticas híbridas de atendimento provaram ser eficazes na era pós-pandemia, com a indústria BOPIS projetada para crescer para US$ 703,2 bilhões até 2027.

Uma plataforma omnichannel unificada permite que os varejistas otimizem a gestão de estoque, prevejam a demanda, identifiquem tendências e tomem decisões baseadas em dados. Isso ajuda a evitar oportunidades de venda perdidas devido à falta de estoque e a prevenir o excesso de estoque, o que pode impactar negativamente o fluxo de caixa.

Essas soluções inovadoras permitem que os varejistas ofereçam uma experiência consistente e específica em todos os seus canais, garantindo uma experiência sem atrito para os clientes. Isso, por sua vez, estimula a recorrência de negócios e melhora os resultados financeiros para o varejista – o que representa uma vitória para todos.

Impulsione a lealdade do cliente com personalização baseada em IA

Imagine entrar em uma loja e encontrar instantaneamente tudo o que você precisa. Melhor ainda, e se toda a loja fosse organizada com base em suas preferências?

No cenário competitivo e em constante evolução do varejo, o sucesso de uma marca depende de construir relacionamentos significativos. Isso significa fazer com que os clientes se sintam compreendidos e valorizados.

Com o poder da IA e da análise preditiva, os varejistas podem selecionar produtos relevantes e oferecer recomendações personalizadas para cada cliente, com base em suas preferências, hábitos de navegação e histórico de compras.

Hoje, a tecnologia permite que os varejistas ofereçam promoções em tempo real, adaptadas aos hábitos de compra dos clientes. Vimos isso sendo feito de forma eficaz no Aeroporto de Changi, em Cingapura, que orgulha-se de sua nova loja duty-free imersiva, alimentada por IA.

Os clientes podem agora se beneficiar de um “personal shopper” que oferece recomendações de degustação personalizadas com base em suas preferências. A recomendação é então enviada para o robô bartender da loja, que prepara a bebida desejada pelo cliente. Esta aplicação da tecnologia mostra o valor de estimular os cinco sentidos dos clientes com a IA.

Além disso, soluções alimentadas por IA podem ajudar os varejistas a otimizar os preços dos produtos em tempo real, levando em consideração tanto condições internas quanto externas, como demanda, concorrência, sensibilidade a preços e clima. Uma estratégia de preços inteligente não só maximiza as margens, mas também melhora a experiência do cliente e estabiliza a demanda.

Aproveite a IA para elevar as experiências nas lojas

Não há dúvida de que a IA está transformando todos os aspectos da indústria do varejo.

Os varejistas podem elevar a experiência sem atrito nas lojas utilizando a análise de vídeo com IA para aprender e analisar o comportamento dos clientes. Essa tecnologia pode capturar com precisão o número de clientes na loja em uma base horária, ajudando a identificar horários de pico para planejamento de pessoal.

Além disso, pode capturar e analisar o tráfego de clientes e suas interações com os produtos.

Os varejistas podem usar essa análise orientada por dados para otimizar o layout da loja e a colocação dos produtos de maneira objetiva, garantindo que os corredores sejam facilmente navegáveis e acessíveis para os clientes.

Isso atrai mais clientes para a loja, incentiva-os a explorar por mais tempo e os expõe a mais produtos, melhorando a satisfação do cliente e, por fim, impulsionando as vendas.

Por exemplo, a Fujitsu colaborou com um grande varejista para transformar a experiência do cliente por meio de um sistema de câmeras com IA para analisar o comportamento dos clientes, o tráfego de pessoas e o tempo de permanência, fornecendo inteligência empresarial para uma melhor tomada de decisões. O sistema pode detectar clientes que possam precisar de ajuda na escolha de produtos e notificar os funcionários da loja para fornecer um atendimento oportuno, melhorando tanto a eficiência da equipe quanto a satisfação do cliente.

Esse sistema também ajuda a evitar que menores de idade comprem bebidas alcoólicas, estimando a idade dos clientes por meio de dados de vídeo. Esta tecnologia foi implantada em mais de 100 lojas, resultando em um aumento de 30% no número de clientes e nas vendas.

Imagem: Envato
Informações: Naresh Vemuri para Retail in Asia
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *