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3 tendências de logística do e-commerce que estão mudando o varejo

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A indústria do comércio eletrônico experimentou um crescimento rápido nos últimos anos, com vendas globais atingindo estimados US$ 5,8 trilhões em 2023, de acordo com pesquisas da Statista. O mesmo estudo sugere que essa tendência só deve continuar: até 2027, o mercado global de varejo eletrônico deve crescer 39% e ultrapassar a marca de US$ 8 trilhões.

À medida que as vendas do comércio eletrônico continuam a crescer, aumenta também o foco na logística do e-commerce, permitindo que os varejistas atendam à crescente demanda por envio. Não deve ser surpresa que o tamanho do mercado de frete e logística dos EUA esteja programado para crescer de US$ 1,29 trilhão em 2024 para US$ 1,57 trilhão em 2029.

Portanto, o sucesso na indústria do comércio eletrônico em 2024 e além requer mais do que ótimos produtos e marketing. Os varejistas de hoje precisam se concentrar igualmente no lado logístico de suas operações comerciais para otimizar processos, manter a lucratividade e oferecer a melhor experiência possível ao cliente.

3 principais tendências de logística do e-commerce que todo varejista deve conhecer

Para se manter competitivos no mercado, os varejistas devem entender e aproveitar estas três tendências de logística do comércio eletrônico:

  1. Agilidade operacional

Na logística do e-commerce, a agilidade operacional é fundamental para as pequenas empresas. A agilidade operacional trata de gerenciar eficientemente os pedidos, estoques e outros aspectos operacionais da sua empresa.

A automação é a peça-chave aqui. Avanços tecnológicos, desde maquinários até software e integrações alimentadas por IA, geraram várias soluções viáveis para a automação da logística do e-commerce.

Automatizando funções críticas como processamento de pedidos, sincronização de estoque e roteamento de atendimento, os proprietários de negócios podem se concentrar em executar suas estratégias centrais de negócios enquanto têm a certeza de que suas tarefas operacionais são gerenciadas de forma eficaz e precisa.

  1. Controle financeiro

Controle financeiro refere-se aos procedimentos e políticas pelos quais uma empresa monitora e gerencia seu fluxo de caixa e receita. Do ponto de vista logístico, um controle financeiro eficaz é imporante para o sucesso do comércio eletrônico por várias razões:

  • Melhora a alocação de recursos: ao saber exatamente onde estão os produtos e estoques a qualquer momento, as empresas podem tomar decisões informadas sobre distribuição e armazenamento, minimizando desperdícios e reduzindo custos;
  • Aumenta a precisão das previsões: com uma compreensão clara de todo o fluxo financeiro por meio do processamento de pedidos, as empresas podem prever tendências de vendas futuras, planejar o crescimento e mitigar (ou mesmo evitar) possíveis armadilhas.
  • Ajuda as empresas a identificar e corrigir ineficiências na cadeia de suprimentos: as empresas podem encontrar áreas para reduzir custos sem comprometer a qualidade do produto ou o serviço ao cliente, rastreando todos os aspectos financeiros, desde a aquisição até a entrega;
  • Garante transparência: a comunicação transparente é fundamental para construir confiança com as partes interessadas, incluindo clientes, investidores e órgãos reguladores. Com um planejamento estratégico financeiro robusto, as empresas podem demonstrar aos outros que estão gerenciando sua logística de forma responsável e sustentável.
  1. Conectividade.

A conectividade na logística do e-commerce envolve a criação de links robustos para vários canais de venda, melhorando significativamente a capacidade de uma empresa de alcançar os clientes de forma eficaz. Isso também se estende às colaborações com transportadoras de envio, fornecendo acesso a tarifas de envio competitivas e tempos de entrega aprimorados.

Aproveitar plataformas de comércio eletrônico como Shopify e BigCommerce pode fortalecer ainda mais a presença online de uma empresa e otimizar as operações. Além disso, integrações tecnológicas são essenciais para construir uma pilha de tecnologia robusta que possa apoiar — e escalar com — o crescimento do negócio.

Tão importante quanto é ter acesso a uma rede de agências que possam fornecer suporte e orientação especializados. Nenhum negócio opera isoladamente; ter um ecossistema de apoio é essencial para navegar com sucesso pelo mundo dinâmico e competitivo do comércio eletrônico.

Como otimizar suas operações logísticas do e-commerce

Aqui estão algumas dicas para ajudar sua empresa de comércio eletrônico a otimizar as operações logísticas, preencher pedidos de forma eficiente e alcançar um crescimento sustentável:

  • Preveja suas necessidades de inventário: comprar muito pode resultar em custos de produtos aumentados e espaço de armazenamento excessivo, enquanto comprar pouco resulta em demanda não atendida dos clientes. Analise os dados de vendas passadas para identificar tendências no inventário e o momento das compras. Compare isso com o seu tempo médio de entrega para determinar quanto comprar e quando comprar;
  • Construa flexibilidade em suas operações: muitos fatores podem influenciar o crescimento e a flutuação de um negócio, desde avanços tecnológicos até mudanças de mercado. Certifique-se de que seus processos, equipe e espaço físico possam se expandir facilmente para que você possa aumentar e diminuir eficientemente, dependendo das suas necessidades atuais;
  • Explore uma variedade de opções de pacotes: à medida que a demanda global por envio aumenta, também aumentarão as taxas e sobretaxas de pacotes. Dependendo da sua região geográfica e do modelo de negócio, ampliar sua estratégia com diferentes opções de pacotes — desde parcerias com transportadoras regionais até aproveitar o envio direto — pode ser eficiente e econômico.
  • Priorize a entrega eficiente do last mile: o last mile refere-se ao passo final do processo de entrega: o trajeto do centro de transporte até a porta do cliente. Aproveitar tecnologias inovadoras como rastreamento GPS e otimização de rotas para frotas pode melhorar as comunicações e reduzir o tempo de viagem. Implementar rastreamento de pacotes em tempo real, juntamente com notificações por texto e e-mail, pode manter os clientes informados sobre o status de seus pacotes.
  • Facilite as devoluções: um sistema eficiente e econômico de gestão de devoluções aumenta a satisfação do cliente (e a probabilidade de compras repetidas) e reduz o impacto financeiro dos itens devolvidos, melhorando assim sua lucratividade. Certifique-se de que sua política de devolução seja clara, abrangente e justa tanto para o seu negócio quanto para os clientes. Considere investir em capacidades de logística reversa, como classificação, rotulagem e embalagem automatizadas, para reduzir o tempo de retorno e proporcionar uma experiência de devolução mais fácil.
  • Considere uma plataforma de comércio eletrônico completa: à medida que o seu negócio cresce, rastrear o inventário em escala, otimizar os processos de atendimento em vários armazéns e gerenciar pedidos em vários canais de venda pode se tornar cada vez mais desafiador. Uma solução de comércio eletrônico conectada pode ajudar os varejistas a conectar, automatizar e dimensionar suas operações logísticas a partir de uma única plataforma.

Conforme a indústria do comércio eletrônico continua a se expandir, a logística otimizada torna-se uma consideração cada vez mais vital para os líderes varejistas de hoje. Ao acompanhar as tendências de logística do e-commerce e encontrar continuamente maneiras de otimizar as operações, os varejistas podem manter seus clientes satisfeitos, ao mesmo tempo que se preparam para um crescimento e sucesso sustentáveis no mercado.

Imagem: Envato
Tradução por Central do Varejo
Com informações de Chris Timmer para Retail Touch Points

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