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4 tendências para o food service nos próximos anos

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De acordo com um relatório elaborado pela Fortune Business Insights, o segmento global de food service deve crescer de US$ 4.027,61 bilhões em 2025 para US$ 6.810,86 bilhões em 2032, registrando um CAGR de 7,79% durante o período. Neste cenário, em que o setor está cada vez mais aquecido, o mercado exigirá atenção redobrada, com transformações essenciais para manter os empreendedores em um espaço competitivo e de amplo crescimento. 

Segundo o vice-presidente da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), Gustavo Cardamoni, esse movimento já traça os novos caminhos para o setor. “Com a quantidade de opções disponíveis, o consumidor não aceita gastar dinheiro em qualquer lugar, ele se pergunta onde vale a pena investir e o desafio é oferecer uma experiência que responda a isso de forma clara e encantadora”, afirma.

Para isso, o uso de IA, a inclusão direta de conveniência, autenticidade e novas experiências gastronômicas são pautadas como tendências que vão direcionar o food service nos próximos anos. Neste sentido, veja quatro tendências que devem nortear o setor nos próximos anos:

1 – Automação com Inteligência Artificial (IA)
Conforme um estudo feito pela a TNS Research e divulgado em novembro de 2024 pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), empresas que investem em tecnologia crescem, aproximadamente, 60% mais que os concorrentes que descartam essa aplicação. Nesta conjuntura, Cardamoni aponta que automação com IA é uma das tendências que vão ganhar destaque no food service, inclusive no setor de pizzarias. 

“Essa tecnologia já está presente em fornos combinados, fornos modernos e máquinas automáticas para a produção de  pizzas, processadores, cafeteiras, churrasqueiras e até equipamentos para abertura de massas, além de softwares integrados aos pontos de venda (PDV) para análise de dados. Vemos o uso crescente de robôs no atendimento ao público e na logística. Os treinamentos estão sendo transformados com a IA para identificar oportunidades de melhoria na performance das equipes”, afirma o executivo.

2 – Proporcionar hospitalidade
De acordo com o Anuário do Gestor: CX Trends 2025, elaborado pela Octadesk em parceria com a OpinionBox, 78% dos consumidores dão preferência por comprar de marcas que ofereçam uma boa experiência. Tendo isso em vista, o vice-presidente da Apubra ressalta que a propensão é de que o food service vá além e ofereça hospitalidade. “Essa é a nova palavra da moda para o setor de serviços de alimentação. Será cada vez mais necessário se apegar a aspectos que façam com que o cliente se sinta especial de verdade. Pontos de atenção são: a recepção ao consumidor, limpeza dos ambientes, cardápio de fácil utilização e, claro, um atendimento cordial”, explica Cardamoni.

3 – Opções plant-based
Segundo dados da Meticulous Research, divulgados em setembro de 2024, o mercado global de alimentos plant-based, de origem vegetal, deve alcançar o valor de US$ 113 bilhões até 2031. Com esse aumento,  Gustavo ressalta que a presença de opções plant-based serão cada vez maiores nos cardápios dos restaurantes.

“Progressivamente os consumidores têm se preocupado não apenas com a saúde, como também no impacto que as suas escolhas têm em relação ao meio ambiente, desta forma, para atender à crescente demanda por um estilo de vida mais equilibrado e consciente, a inserção de alternativas plant-based nos menus tende a aumentar. Esse movimento já é visto nas pizzarias, por exemplo, que a cada dia ampliam o portfólio de sabores para atender essa demanda”, afirma.

4 –  Busca por novas culinárias e cardápios autorais

Conforme o estudo Review of June 2025 Flavour Trends, à medida que a indústria de alimentos e bebidas evolui, os consumidores migram as preferências para sabores únicos e inovadores, impulsionados por fatores como a consciência da saúde, a nostalgia e o desejo por experiências ousadas. Nesta conjuntura, Cardamoni destaca que a busca por novas culinárias, cardápios autorais e a ênfase por drinks não alcoólicos estará em alta nos próximos anos. 

“O consumidor atual quer viver experiências e, no setor de food service, isso se reflete na valorização de cardápios com identidade própria. A mistura de influências, como a culinária coreana, o uso de ingredientes exóticos como, por exemplo, o chocolate de Dubai, e a curadoria de menus degustação serão essenciais para surpreender e encantar”, diz o empresário.

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