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5 tendências da indústria da moda para observar em 2025

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Após um ano marcado por grandes transformações na indústria da moda, ela parece longe de se estabilizar.

O próximo ano promete trazer ainda mais mudanças para um setor já afetado por transformações econômicas e culturais. Somente em janeiro, uma das maiores potências econômicas do mundo mudará de presidente, e nos três primeiros meses do ano, vários designers de luxo apresentarão suas primeiras coleções em passarelas.

Olhando para o futuro, as marcas precisarão lidar com mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores, avanços tecnológicos rápidos e a gestão de estoques para combater o desperdício e promover um futuro mais sustentável para a indústria da moda.

A chave para o sucesso em 2025 será responder à incerteza com certeza, afirma Matthew Katz, sócio-gerente da SSA & Company.

“Invista em seus pontos fortes, compreenda seus consumidores melhor do que nunca e aja com propósito”, disse Katz. “Quem fizer isso encontrará oportunidades mesmo em um ambiente desafiador.”

Aqui estão algumas das maiores tendências que impactarão a indústria da moda em 2025.

1. As marcas podem reconsiderar suas estratégias de abastecimento

Nas semanas após as eleições presidenciais nos EUA, stakeholders da moda têm acompanhado de perto as declarações do presidente eleito Donald Trump sobre tarifas.

Em novembro, Trump afirmou que usaria uma ordem executiva para aplicar uma tarifa de 25% sobre importações do Canadá e do México em seu primeiro dia de mandato. Posteriormente, ele ameaçou impor tarifas de 100% aos países do grupo BRICS, incluindo Rússia e China, caso eles tentem abandonar o dólar americano em favor de outra moeda.

O impacto é especialmente significativo para a moda, o setor mais tarifado nos EUA, segundo Stephen Lamar, presidente e CEO da American Apparel and Footwear Association. Embora a moda represente apenas 5% de todas as importações americanas em valor, ela gera mais de 25% de toda a receita tarifária coletada pelo governo.

Esses custos acabam sendo repassados aos consumidores, resultando em preços mais altos, menos opções ou mudanças no design dos produtos, explicou Lamar. Ele também destacou que os níveis elevados de inflação atuais são parcialmente atribuídos às tarifas impostas e mantidas sobre a China, o maior fornecedor para a indústria de moda dos EUA. E isso pode impactar no mundo inteiro.

2. Desafios no segmento de luxo continuarão

O ano de 2024 foi um período de transição para o luxo, com alguns dos maiores players relatando resultados financeiros irregulares e novas lideranças criativas assumindo cargos importantes.

Os aumentos de preços e a falta de inovação nos produtos têm contribuído para o cansaço do consumidor e para a erosão da exclusividade do setor, observou Yanmei Tang, analista da Third Bridge.

“Como exemplo emblemático, a Gucci enfrenta o desafio duplo de equilibrar preços para atrair consumidores aspiracionais enquanto mantém sua clientela de alto poder aquisitivo”, disse Tang.

Algumas empresas de luxo, como Kering (controladora da Gucci), LVMH e Richemont, já viram quedas de receita em 2024, e essa tendência não deve mudar em 2025, afirmou Nora Kleinewillinghoefer, da Kearney.

3. Preocupações com ESG se tornam mais críticas

Nos EUA e em outros países, leis voltadas para um futuro mais sustentável na moda foram propostas e aprovadas em 2024. Essas regulamentações estarão em evidência em 2025, à medida que componentes-chave da nova legislação entrarem em vigor.

Por exemplo, na Califórnia, foi sancionado o primeiro programa de responsabilidade estendida do produtor (EPR) para vestuário e têxteis, que obriga produtores a criar planos para coletar, reparar e reciclar seus produtos. Na Europa, foi adotada a regulamentação de Ecodesign para Produtos Sustentáveis, que exige a divulgação de informações da cadeia de suprimentos através de passaportes digitais dos produtos.

4. Novas tecnologias resolverão alguns problemas e criarão outros

A inteligência artificial tem sido amplamente discutida em diversos setores, e as empresas de moda começaram a implementar essa tecnologia e outras ferramentas digitais, como automação, para solucionar problemas complexos da indústria.

Itens falsificados, por exemplo, continuam sendo um problema na moda. Novas tecnologias para combater vendas de falsificações foram introduzidas, e essas iniciativas devem continuar se expandindo.

Além disso, ferramentas digitais, como sistemas de gestão de estoque, estão sendo implementadas para reduzir o desperdício e acompanhar a demanda.

5. Reestruturações corporativas começam a ter impacto

Nos últimos anos, várias empresas de vestuário passaram por iniciativas de transformação, e em 2025 algumas dessas mudanças começarão a dar frutos.

“Certamente há empresas em fase de reconstrução”, disse David Swartz, analista da Morningstar Research Services. “Será um tema comum em 2025; se algumas dessas empresas não forem bem-sucedidas, provavelmente veremos mais mudanças nas posições de CEO.”

A Gap e a Adidas, por exemplo, tiveram melhorias com novos CEOs, enquanto empresas como a Under Armour trouxeram antigos líderes de volta.

Essas tendências indicam que 2025 será um ano dinâmico e desafiador para a moda, exigindo resiliência e inovação em todos os níveis.

Imagem: Envato
Informações: Laurel Deppen em colaboração com Lara Ewen para Fashion Dive
Tradução livre: Central do Varejo 

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