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Economia

6 categorias de compras mais baratas hoje do que antes da pandemia

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É natural que os preços subam com o tempo, mesmo em ambientes de baixa inflação. Historicamente, a meta do Federal Reserve dos EUA tem sido uma inflação anual de 2%. Então, quando eventos mundiais como a pandemia de Covid-19 empurram a inflação bem acima dessa meta de 2%, pode ser um verdadeiro choque para os consumidores. Desde que atingiu 9% em junho de 2022, tem sido uma caminhada lenta para reduzir o ritmo da inflação para a meta preferida do Fed.

E enquanto a inflação realmente recuou do pico de 2022 — agora está em 3%, de acordo com o índice de preços ao consumidor mais recente do Bureau of Labor Statistics dos EUA — os preços ainda estão cerca de 20% mais altos do que antes da pandemia.

Há algumas categorias de varejo, dominadas por eletrônicos de consumo, que desafiam a tendência e estão na verdade mais baratas agora do que antes da pandemia, com base em uma análise da CNBC das categorias do CPI em junho de 2024 em comparação com junho de 2019.

Isso inclui hardware de telefone; televisões; equipamentos de áudio; computadores; alguns utensílios de cozinha; e brinquedos, jogos e itens de hobby.

Mesmo preço, melhor valor

Mesmo quando a inflação anual estava no auge, os preços dos eletrônicos de consumo consistentemente mostraram sinais de deflação. Parte disso tem a ver com nuances no cálculo do próprio CPI.

Os preços de smartphones, por exemplo, que são um grande componente da categoria de hardware de telefone, recebem ajustes especiais no Bureau of Labor Statistics para levar em conta as rápidas melhorias na tecnologia.

O CPI mostra rotineiramente que os preços dos smartphones estão caindo, mas na verdade está refletindo que os consumidores estão recebendo produtos melhores e mais sofisticados pelo mesmo preço.

Esses ajustes hedônicos — o termo que o BLS usa para descrever seus ajustes para mudanças na qualidade dos itens — abrangem todo o índice de preços ao consumidor e incluem categorias desde roupas íntimas masculinas até computadores domésticos e refrigeradores. Eles são destinados a refletir a mudança no valor que o consumidor está recebendo pelo que está pagando.

Por que as televisões continuam baratas

Mas os ajustes hedônicos não podem explicar tudo quando o CPI registra quedas nos preços. Televisões são um bom exemplo: os preços continuam caindo após a pandemia, mas em alguns casos, os fabricantes têm que reduzir os preços para permanecer competitivos e atrair a atenção dos consumidores.

“Puramente do ponto de vista da fabricação, em geral, com novas tecnologias e eletrônicos de consumo, há uma curva de aprendizado que evolui naturalmente, o que reduz o custo de um produto sem comprometer a qualidade”, disse Andrew Csicsila, chefe das Américas para produtos de consumo na AlixPartners.

Isso aconteceu agressivamente com as smartTVs, a ponto de a tecnologia se tornar bastante universal, tornando difícil competir com base nas características do produto. Mas Csicsila também citou outras fontes de receita para os fabricantes que permitem que eles vendam unidades quase a preço de custo e inundem o mercado ultracompetitivo com produtos de baixo preço.

“A razão pela qual eles estão tentando fazer isso é realmente para obter dados”, disse Csicsila. “Se você olhar para os relatórios de ganhos deles, [os fabricantes] estão citando novas fontes de receita, que são na verdade o monitoramento e a troca de dados que eles estão capturando.”

Em outras palavras, o preço da televisão é apenas um ponto de entrada para entrar em sua casa. Uma vez que você a conectou à internet e a usa com toda a funcionalidade que uma smartTV pode oferecer, há muito para os fabricantes e desenvolvedores de aplicativos aprenderem sobre seus hábitos de entretenimento.

“A quantidade de dados que está sendo aproveitada e direcionada para capturar anunciantes é impressionante”, disse Csicsila.

Imagem: Envato
Informações: Gabriel Cortés para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo

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