Publicado
5 meses atráson
Por
RedaçãoA Euromonitor International lançou seu relatório Global Consumer Types 2024, destacando sete tipos de consumidores que as empresas devem focar para otimizar suas estratégias de marketing. Esses tipos de consumidores, baseados em dados psicográficos e comportamentais, oferecem insights mais profundos sobre hábitos, preferências e comportamentos de compra dos consumidores.
O relatório descreve esses tipos de consumidores principais da seguinte maneira:
Defensores de Marca (Brand Champions)
Esses consumidores são apaixonados por produtos de marca e se envolvem ativamente com elas, frequentemente influenciando a inovação de produtos. Um expressivo 87% dos Defensores de Marca preferem produtos de marca, e 6 em cada 10 gostam mais de gastar do que economizar. Com estabilidade financeira, eles planejam aumentar os gastos, especialmente com alimentos e bem-estar.
Agentes de Mudança (Changemakers)
Os Agentes de Mudança são tipos de consumidores orientados por propósito, alinhando-se com empresas que priorizam os princípios de ESG (Ambiental, Social e Governança). Cerca de 90% dos Agentes de Mudança buscam impactar positivamente o meio ambiente, enquanto 82% estão preocupados com o aumento dos custos. Apesar de serem conscientes com o orçamento, eles investem em produtos de alta qualidade e focados em saúde.
Entusiastas de Bem-Estar (Wellness Enthusiasts)
Focados em melhorar seu bem-estar, os Entusiastas de Bem-Estar priorizam ingredientes saudáveis nos alimentos e praticam atividades físicas regularmente. Eles evitam compras por impulso, com apenas 26% planejando aumentar os gastos no próximo ano. Esses consumidores valorizam compras conscientes, buscando produtos que apoiem sua saúde geral.
Compradores Conectados (Connected Shoppers)
Tecnologicamente avançados e altamente engajados online, esses tipos de consumidores fazem compras regularmente em várias categorias. Setenta por cento compram online em pelo menos cinco categorias, preferindo adquirir alimentos e eletrônicos online, enquanto optam por compras em lojas físicas para produtos de beleza e vestuário para ver e experimentar os itens antes de comprar.
Buscadores de Experiências (Experience Seekers)
Esses consumidores priorizam experiências únicas e envolventes em vez de bens materiais. Os Buscadores de Experiências também preferem compras imersivas, com 80% favorecendo lojas que oferecem experiências interativas. A confiança é um fator-chave, com muitos confiando em recomendações de amigos, familiares e avaliações independentes.
Leia também: Design de loja: transformando design em vendas
Trendsetters
Otimistas e impulsivos, os Trendsetters adotam com entusiasmo as últimas tendências e estão dispostos a pagar um prêmio por produtos de alta qualidade. Oitenta e sete por cento dos Trendsetters gostam de experimentar novos produtos e serviços, enquanto 37% estão dispostos a pagar mais por alimentos e bebidas gourmet e premium.
Econômicos (Budgeteers)
A prudência financeira guia os Budgeteers, que se concentram em equilibrar custo e valor. Embora sejam mínimos compradores online, os Budgeteers preferem ver ou experimentar produtos pessoalmente antes de fazer uma compra, buscando o melhor valor em cada negócio.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo
Após 25 anos no mercado, Yes! Cosmetics aposta em rebranding
Revolução digital na Food Service: o papel da tecnologia e dos aplicativos no setor da alimentação
Como a Inteligência Artificial revoluciona estratégias de Go-to-Market no Setor SaaS
Best Buy lança solução automatizada para parceiros de publicidade em redes sociais
GameStop fechará “número significativo” de lojas e investirá em bitcoin
IMC firma joint venture para expansão do KFC no Brasil