E-commerce

70% das pequenas empresas online são compostas por 1 pessoa

De acordo com pesquisa, só 27% das lojas virtuais têm dois ou mais colaboradores

Published

on

Mulher chinesa olhando para celular em ring light fazendo live shopping; pequenas empresas online; social commerce

O cenário do empreendedorismo digital no Brasil continua a ser marcado pela jornada solitária, com sete em cada dez pequenas empresas online sendo administradas por apenas uma pessoa. Segundo o NuvemCommerce, estudo anual sobre o comércio eletrônico e os empreendedores brasileiros no ambiente digital conduzido pela Nuvemshop, apenas 27% das pequenas e médias empresas (PMEs) ativas na plataforma possuem entre dois e cinco colaboradores.

“A nona edição do NuvemCommerce revela dados valiosos sobre o perfil do empreendedor brasileiro no varejo digital. Mais um ano se passa e observamos que a maioria dos empreendedores opera sem funcionários, muitos ainda mantendo outras fontes de renda além do e-commerce. Apesar dos desafios, os pequenos e médios negócios desempenham um papel fundamental na economia. Compreender esse cenário é crucial para continuar a reduzir as barreiras ao empreendedorismo online no país”, comenta Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.

Quanto ao perfil desses negócios, 76% deles não possuem uma loja física. Em relação aos produtos vendidos, 42% dos lojistas compram de fornecedores para revenda, enquanto outros 20% trabalham com o dropshipping, revendendo produtos nacionais ou internacionais. Além disso, 19,5% das lojas virtuais atuam exclusivamente com fabricação própria, enquanto mais de 13% fabricam e compram de fornecedores ao mesmo tempo.

Para Fernanda Peco, proprietária da Thebosh e lojista na Nuvemshop desde janeiro de 2022, a organização é fundamental para o crescimento do negócio. “A sobrecarga é o maior obstáculo para os empreendedores individuais, e o planejamento é essencial para alcançar o sucesso. Percebi que é necessário iniciar a preparação com meses de antecedência para lidar com sazonalidades e picos de demanda, como o Dia das Mães”, comenta Fernanda. 

“Apesar das dificuldades, vejo meu negócio crescer em todas as frentes. Em 2023, o faturamento aumentou aproximadamente 50% em comparação a 2022, e o ticket médio subiu de R$80,79 para R$91,72”, acrescenta. Em 2024, a Thebosh alcançou a categoria de microempresa e, com apoio na área contábil, a proprietária espera ter mais tempo para investir na expansão da empresa.

Quanto ao perfil dos empreendedores do varejo online, a pesquisa indica que pouco mais da metade (60%) tem até 39 anos de idade, e 47% não têm filhos. Além disso, muitos jovens estão aderindo a esse formato, com quase 17% dos entrevistados tendo entre 18 e 24 anos.

Além disso, o e-commerce nem sempre é a única fonte de renda, já que cerca de 39% dos lojistas têm outro trabalho ou fonte de renda além da loja virtual. Em relação à escolaridade, o perfil é diversificado: 35% têm ensino superior completo, 32,5% concluíram o ensino médio, e 11% realizaram uma pós-graduação.

Mulher chinesa olhando para celular em ring light fazendo live shopping; pequenas empresas online

Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *