Economia
Primeiro trimestre têm 800 marcas inaugurando lojas em shoppings
Levantamento feito pela Abrasce mostrou que setor de alimentação e bebidas foi responsável por 36% das aberturas
Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revelou que 831 marcas inauguraram lojas em shoppings do Brasil durante o primeiro trimestre de 2023. O segmento de Alimentação e Bebidas se destacou, representando 36% das aberturas nesse período. O estudo identificou que 299 marcas diferentes desse setor abriram unidades em shoppings, com a maioria sendo franquias. Algumas das marcas de destaque foram Milky Moo, Fini, Ice Cream Roll, Popeyes, Cheirin Bão, Kopenhagen, Starbucks, Cacau Show, Kekala Custom Picolé e KFC.
O segmento de Vestuário ficou em segundo lugar nas inaugurações em shoppings no primeiro trimestre, representando 14% do total. Foram mapeadas 116 marcas distintas nesse setor, sendo que Criatiff, Caedu, Riachuelo e Lupo foram algumas das mais destacadas no período.
O estudo da Abrasce também apontou outros segmentos que se destacaram, como Perfumaria e Cosméticos (6%), Artigos para o Lar, Decoração e Presentes (5%), Calçados (4%), Serviços Estéticos (4%), Acessórios (4%), Entretenimento (4%), Telefonia e Acessórios (3%), Artigos Esportivos (2%), Serviços Médicos (2%) e Relojoaria e Joalheria (2%). O presidente da Abrasce, Glauco Humai, acredita que as marcas estão cada vez mais motivadas a expandir seus negócios nos shoppings devido à evolução no modelo de negócios desses empreendimentos, que têm investido em opções de lazer, entretenimento e serviços para atrair mais visitantes.
Humai ressalta a importância desse crescimento das marcas nos shopping centers, que são reconhecidos como centros de conveniência e convivência, indo além do espaço de compras. Ele destaca que os players do mercado enxergam cada vez mais o setor dos shoppings como associado ao entretenimento e à experiência com os produtos.
Imagem: Freepik