Eventos
Tendências para o varejo alimentar em 2024
Inovação, desafios econômicos e o papel transformador da IA no varejo alimentar é tema de painel na NRF 2024.
No painel sobre tendências para o varejo alimentar em 2024 que aconteceu na NRF hoje, (14), Sucharita Kodali, VP da Forrester Research, destacou as tendências de mercado e conversou com Yael Cosset, CIO da Kroger, sobre o cenário de 2024 e como os varejistas estão lidando com os desafios contínuos da inflação e incertezas geopolíticas.
A discussão começou com uma análise do cenário econômico, indicando um aumento para cerca de US$ 2 trilhões gastos em alimentos nos EUA, isso porque a inflação desempenha um papel significativo nas mudanças comportamentais dos consumidores, levando a uma busca por cupons e impactando os gastos no setor.
Ao focar no e-commerce de alimentos, Kodali destacou três categorias: não perecíveis, perecíveis e não comestíveis. A dominância da categoria de não comestíveis, liderada por gigantes como a Amazon, foi evidenciada. As mudanças no setor online foram marcadas por aquisições, desinvestimentos e desafios, enquanto persiste a resistência dos consumidores à compra online de alimentos devido à falta de experiência tátil e sensorial.
Cosset, da Kroger, compartilhou a jornada da empresa na transformação digital, destacando três pilares: fundações de dados e digitalização de processos, personalização centrada no cliente e democratização de dados e IA. A empresa busca remover a ideia de compromissos ao comprar online, oferecendo uma experiência sem fricção e personalizada.
A conversa evoluiu para a inteligência artificial (IA), abordando oportunidades em personalização de ofertas, otimização de tarefas em lojas físicas e geração de conteúdo. A Kroger está investindo na capacidade da IA de tornar as interações mais dinâmicas e orgânicas, proporcionando uma experiência personalizada aos clientes.
Quando questionado sobre o futuro do comércio eletrônico, Cosset destacou um crescimento dramático, especialmente no setor de mobile commerce, enfatizando a importância de considerar vários pontos de contato do cliente para uma experiência relevante e personalizada.
Outro tópico abordado foi o papel em ascensão do retail media, destacando desafios, como a utilização de dados geográficos para anúncios. A Kroger vê o retail media como uma peça fundamental para otimizar o modelo de varejo, proporcionando engajamento relevante para consumidores e marcas.
A discussão finalizou com uma visão abrangente sobre a IA generativa nos setores de varejo e alimentação. Kodali explorou o conceito de comércio sem caixas e lojas autônomas, questionando se esse seria o futuro predominante. Cosset enfatizou que a evolução dependerá das preferências dos clientes, sugerindo que diferentes contextos e tipos de compras demandarão diferentes experiências de checkout.
Em resumo, existe a necessidade de adaptação contínua no varejo alimentar, e seu futuro será moldado por inovações, personalização e uma compreensão profunda das necessidades e preferências dos consumidores.
Imagem: Jorge Inafuco
*Jorge Inafuco – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo
Executivo com experiência profissional em empresas de Varejo, Serviços e Bens de Consumo, com destacada atuação nas áreas de Business Plan, Inovação e Transformação Digital, M&A (Mergers & Acquisitions), Marketing, Inteligência de Mercado, Tecnologia, Gestão Comercial, Vendas, Operações, Trade Marketing, Estudos & Pesquisas, Pricing e Gestão de Categorias.
A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.
Quer saber mais sobre tendências para o varejo alimentar e foodservice? Participe da NRA Chicago com a Central do Varejo: