Eventos

Economista da Deloitte, Ira Kalish, aponta os caminhos para o crescimento econômico

Especialista destacou a resiliência dos consumidores, desafios no mercado de trabalho e riscos geopolíticos, prevendo uma desaceleração suave em 2024

Published

on

Ira Kalish

Hoje, (15), durante o painel “Pathways to Long Term Economic Growth” no Big Show da NRF, o economista da Deloitte, Ira Kalish, realizou uma análise minuciosa sobre as perspectivas de crescimento econômico a longo prazo. Muito além dos Estados Unidos, lançou luz sobre os desafios e oportunidades que moldarão o cenário econômico a nível global nos próximos anos.

Contrariando previsões anteriores, Kalish enfatizou a estabilização e a notável queda da inflação. Ele atribuiu esse fenômeno a mudanças nas dinâmicas de oferta e demanda, especialmente em relação aos bens e serviços. A análise indicou uma recuperação econômica mais sólida do que inicialmente previsto.

Ira Kalish fala sobre queda da inflação na NRF 2024

Pathways to long term economic growth | NRF BIG’s SHOW | Por: José Fugice

A questão da escassez de mão de obra foi um ponto focal. Apesar do crescimento no emprego, fatores como a queda na participação da força de trabalho e a redução na imigração contribuíram para desafios contínuos na contratação. Essa escassez tem impactado positivamente os salários, mas também colocado pressão sobre as empresas.

Mesmo diante dos desafios econômicos, os consumidores demonstraram resiliência. Finanças pessoais sólidas e níveis de endividamento baixos têm sustentado o crescimento econômico. O equilíbrio entre gastos em bens e serviços, especialmente no setor de varejo, tem sido uma força motriz essencial.

Desafios geopolíticos

A análise de Ira Kalish se estendeu além das fronteiras dos Estados Unidos, abrangendo o panorama econômico global. Ele examinou de perto regiões como a Eurozone, enfrentando desafios energéticos, e a China, passando por uma transformação significativa em seu modelo de crescimento, impactando as cadeais de suprimentos globais.

O economista também alertou para três principais riscos geopolíticos: a situação no Oriente Médio, as relações tensas entre China e Ocidente, e o conflito Rússia-Ucrânia. Ele destacou que esses eventos têm potencial para desencadear efeitos cascata, afetando não apenas áreas específicas, mas reverberando em toda a economia mundial.

Por fim, prevendo uma desaceleração no crescimento econômico em 2024, ele descartou a possibilidade de uma recessão iminente. Sua perspectiva aponta para uma possível desaceleração suave, mas ele ressaltou a importância de monitorar de perto os riscos geopolíticos em andamento.

*Daniel Zanco – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo

Imagens: José Fugice

A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *