Colunistas
Compras em supermercados: para além do abastecimento, uma experiência cultural
Frequentar e fazer compras em supermercados é mais do que uma simples tarefa de abastecimento do lar. É uma experiência que impacta em diversos aspectos a vida cotidiana familiar, mexendo, inclusive, com a memória afetiva do consumidor. Afinal, quem não guarda com carinho a lembrança de uma ida ao supermercado para comprar produtos especiais para promover um encontro de família, uma festa para amigos ou uma ceia de Natal? E é pensando nisso que os profissionais do setor estão sempre buscando tornar a experiência cada dia melhor.
Cada etapa da compra proporciona uma oportunidade de interação com marcas, produtos, colaboradores e ambientes que podem ser levadas em consideração pelo setor como oportunidades de fidelização, aumento do ticket médio e posicionamento da empresa no segmento.
Ao adentrar o supermercado, somos imediatamente envolvidos por uma sinfonia de cores, aromas e texturas: corredores alinhados, produtos frescos e sazonais, embalagens chamativas, promoções tentadoras, degustações, trade marketing e exposição da FLV com vaporizadores, entre outros. A disposição estratégica dos produtos nas prateleiras, os displays elaborados e as promoções-relâmpago criam um jogo visual e sonoro cativantes e estrategicamente pensados pelo marketing com impacto direto na percepção de satisfação.
Além disso, a tecnologia tem levado novas dimensões à experiência de compras em supermercados. Aplicativos móveis, self-checkouts, robôs para atendimentos e programas de fidelidade digitalizam e agilizam o processo, proporcionando conveniência aos consumidores modernos e antenados. Câmeras de segurança com reconhecimento facial adicionam mais segurança à jornada.
Esses elementos combinados criam um ambiente humanizado e atraente, fazendo com que a experiência vá muito além da compra de alimentos, transformando a ida ao supermercado em uma atividade social e cultural. Ao priorizar a satisfação do cliente, a inovação e a transparência, os supermercados podem se destacar em um mercado competitivo e construir uma base de clientes leais e multiplicadores da sua marca.
Todo esse empenho pode ser sentido também nos resultados do setor, que fechou o ano de 2023 com aumento de 5,6% nas vendas do Estado do Rio, superando a média nacional de 3,8%. Crescimento que também aconteceu na contratação de colaboradores. No mesmo ano foram criadas 26.769 novas vagas de emprego no país, 2.206 no Estado do Rio.
*Fábio Queiróz, Presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).