Economia
Volta às aulas movimenta o comércio em fevereiro em Minas Gerais
Segundo economista, muitas famílias deixam as compras para fevereiro para ter tempo de se recuperar das dívidas de fim de ano
As vendas de materiais escolares devem registar um aumento no mês de fevereiro. É o que revela o levantamento “Volta às Aulas 2024 – Opinião do Comércio Varejista de Minas Gerais”, elaborado pelo Núcleo de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio MG. De acordo com o estudo, a maioria das empresas que realizam a comercialização de itens escolares esperam maior movimento de clientes no início deste mês (48,1%).
Para 21,5% dos comerciantes entrevistados, as vendas para volta às aulas, em relação ao ano passado, estão sendo melhores. Os principais motivos para este resultado é o aquecimento do comércio (49,4%), seguido de ações da loja (30,1%) e otimismo/esperança (14,5%).
Apesar das boas expectativas traçadas por esta parcela dos empresários, 24,4% dos entrevistados esperam vendas piores este ano. Entre os motivos citados, os principais são os valores altos dos produtos (30,9%), seguido do endividamento do consumidor (22,3%) e a cautela do consumidor (20,2%).
A economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, destaca que o maior movimento dos consumidores em fevereiro pode estar atrelado ao período de férias, caracterizado pelas viagens familiares. Além disso, o orçamento familiar fica comprometido com o pagamento dos impostos devidos em janeiro, fazendo com que alguns gastos sejam adiados para o segundo mês do ano.
“Com o alto endividamento notado entre as famílias, muitos consumidores acabam optando pelo uso do crédito para suprir suas demandas. Com o período caracterizado pela volta às aulas, este processo não é diferente. O uso do cartão de crédito parcelado, por exemplo, permite realizar compras sem comprometer grande parte dos rendimentos mensais. Apesar disso, é essencial que as famílias possuam um bom planejamento financeiro para que as dívidas não saiam do controle”, explica Gabriela.
Tendo em vista o perfil das contas, os empresários utilizam de diferentes meios para atrair os clientes no período, sendo o principal as promoções e/ou liquidações (46,0%). Além disso, os comerciantes também investiram em propaganda/divulgação (27,4%) e atendimento diferenciado (15,54%). Para atender melhor o aumento da demanda, 22,5% dos empresários pretendem contratar funcionários temporários.
Para 55,4% das empresas, o gasto médio com as compras de materiais escolares variou de R$ 100,00 a R$ 300,00. O principal meio de pagamento utilizado no período pelas famílias foi o cartão de crédito, modalidade que se destacou em 72,3% das empresas.
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