• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu
Advertisement

Colunistas Operação

A conversão da rua/shopping para a loja

Colunistas Franchising

Preferência e opção de compra da Franqueadora sobre as unidades franqueadas

Colunistas Inovação

Inteligência artificial: do chatbot ao agente autônomo - navegando pelos desafios da conformidade

InsightZ

InsightZ #35 - Compre agora, pague depois: Por que a Geração Z adota o BNPL em massa

Colunistas Operação

O que uma metodologia usada há mais de 20 anos em T.I. pode ensinar ao varejo?

Colunistas Franchising

A viagem como negócio: o novo turista brasileiro está moldando o futuro das franquias

Colunistas Marketing

O limão de Capri: best in class em place marketing

Colunistas Operação

Atendimento, Relacionamento ou Técnica: o que realmente move as vendas?

Colunistas

Mundo digital cada vez mais físico

Colunistas

Não cumprir a LGPD está te fazendo perder clientes e você nem percebeu

Não se adequar à LGPD pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar a realização de negócios

Publicado

2 anos atrás

on

25 de abril, 2023

Por

Heloísa Ribeiro

E não, não é papo de advogado nem só pelo fato de significar descumprir a lei (o que já é muito importante). Recentemente a IAPP (International Association of Privacy Professionals), referência mundial no assunto de privacidade e proteção de dados, divulgou o resultado de uma pesquisa (o Privacy and Consumer Trust Report) na qual, dentre outras informações, está a percepção de consumidores quando seus dados não são usados como deveriam e a LGPD não é respeitada.

De acordo com a IAPP, foram apontados 3 principais motivos que fazem o consumidor perder a confiança na empresa e, consequentemente, a sua fidelidade aos serviços e produtos:

  • Oferta de produtos e serviços por empresas do grupo através do compartilhamento de dados sem o prévio conhecimento
  • Solicitação de dados sem explicar o motivo
  • Não personalizar a experiência mesmo já possuindo os dados para isso.

Uma empresa com um programa de LGPD implantado e em prática jamais cometeria esses erros, consequentemente, jamais perderia um cliente em razão do uso inadequado dos seus dados!!

O fato é que não se adequar à LGPD é sim descumprir uma lei, pode gerar multas ou outras penalidades, além de dificultar negócios, mas sendo realista, essa não é a principal preocupação do pequeno e médio empresário, que por entender que a penalidade está muito distante, acaba deixando essa adequação em segundo plano.

Essa pesquisa, no entanto, mostra que essa conduta pode trazer outros prejuízos que passam bem longe das penalidades impostas pela Lei. O que isso quer dizer? Que não é preciso esperar a dor para se adequar à LGPD e que o empresário pode escolher fazê-lo pelo amor: amor ao negócio e aos clientes conquistados com tanto esforço. Adotar as práticas impostas pela LGPD e consequentemente tratar o cliente de acordo com o que ele espera da Marca, produtos ou serviços, o tornará ainda mais fiel e de quebra, garante que sua empresa atua dentro da legalidade.

Heloísa Ribeiro, sócia e fundadora do escritório ARP – Advocacia Ribeiro Pin, com experiência de 10 anos nas áreas do Direito do Consumidor e Processo Civil, atua na área de consultoria empresarial e se especializou recentemente em Direito Digital. É membro da Comissão de Admissão de Novos Associados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

 



Imagem: Freepik

 

Relacionados:
Próximo

Inovação em Treinamento – Caminho para Diferenciação no Varejo

Não perca

Por que a judicialização do Franchising causa tantos danos?

Continue Reading

Você pode gostar

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
produtos falsificados; consumidores experiências; consumidor
Operação9 minutos atrás

Poucos consumidores confiam que varejistas usarão seus dados de forma responsável

Amazon Brasil
Operação1 hora atrás

Amazon atinge 200 polos logísticos no Brasil e amplia programas de entrega rápida

Keeta
Operação2 horas atrás

Keeta anuncia entrada no mercado de delivery brasileiro com foco em tecnologia e parceria

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising5 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Intelbras
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #41: Intelbras

arcos dorados
Franchising2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #40: Arcos Dorados

Nutrata
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #39: Nutrata

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação