Economia

Consumo em supermercados cresceu 9,2% em 12 meses

Considerando as vendas com vale-alimentação, alta chega a 15,9%

Published

on

Pessoa fazendo compras em supermercado; consumo em supermercados

Em janeiro, o consumo em supermercados apresentou um aumento significativo, com um crescimento de 10,2% no número de transações realizadas através de vale-alimentação, acompanhado por um incremento de 13,8% no valor total transacionado. É o que diz um levantamento realizado pela Alelo em parceria com a Fipe entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Esse estudo também aponta que, no acumulado dos últimos 12 meses, o volume de vendas teve um crescimento de 9,2%. Considerando a contribuição dos vales-alimentação para o faturamento dos supermercados, houve uma expansão ainda maior, atingindo 15,9%. Esse aumento foi impulsionado pelo crescimento de 6,2% no valor médio por transação, com destaque para as regiões Sul, com 13,0%, e Nordeste, com 10,9%.

O Índice de Consumo em Supermercados (ICS) registrou uma queda de 2,2% no número de transações, acompanhada por uma diminuição de 2,6% no valor das vendas. Essa queda é apontada pelo IBGE como um dos fatores responsáveis pelo aumento no preço dos alimentos, que subiram 1,8%.

No que diz respeito à alimentação fora de casa, houve uma queda de 0,6% no número de transações em restaurantes entre janeiro de 2022 e 2024. No entanto, o valor médio por transação aumentou 6,4%, resultando em um incremento de 5,8% no faturamento desses estabelecimentos.

Segundo o IPCA, os preços dos alimentos consumidos fora de casa tiveram uma inflação de 0,3% em janeiro, acumulando um aumento de 5% nos últimos 12 meses.

Em 2023, os restaurantes registraram uma redução de 2,4% no número de transações realizadas por meio de vale-refeição. Por outro lado, o faturamento aumentou 3,6%, impulsionado pelo crescimento de 6,1% no valor médio por transação.

Ao analisar o comportamento de consumo regionalmente, observou-se uma expansão nos estados das regiões Sul (10,4%), Sudeste (3,8%) e Centro-Oeste (3,6%), enquanto as regiões Norte e Nordeste apresentaram quedas de 2,9% e 1,9%, respectivamente.

O Índice de Consumo em Restaurantes (ICR) registrou uma retração de 1% no número de transações em janeiro. Porém, o faturamento cresceu 0,6%, devido ao aumento de 1,6% no valor médio por transação.

Pessoa fazendo compras em supermercado; consumo em supermercados

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *