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Quatro obrigações para o sucesso no varejo

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sucesso no varejo; teto simples nacional

Alcançar o sucesso no varejo está cada vez mais complexo. Por isso, é sempre fundamental estar por dentro das melhores práticas do segmento para entendermos para onde caminha o varejo e o como atrair atenção e o desejo do consumidor. Essa complexidade passa por redes sociais, influenciadores, comércio eletrônico, aplicativos de mensagens instantâneas etc.

No mês de janeiro deste ano, tive a privilégio de representar a BBM Logística na NRF, o renomado evento que reúne os maiores expoentes do setor varejista de todo o mundo. Em meio a tanto conteúdo rico e casos de sucesso de companhias globais, em geral, a visão do mercado se mostrou otimista com os próximos meses, mesmo com as dificuldades apresentadas pela economia global.

Porém, para tudo correr bem, ficou claro que as empresas do setor não podem mais ignorar a tecnologia e a inovação. Só assim vão conseguir acompanhar e responder rapidamente às mudanças do mercado e aumentar a satisfação dos consumidores. Também pude observar tendências em comum durante visitas a diversas operações e lojas, como Petco, Amazon, Apple, Tiffany & Co., Nordstrom, SWAROVSKI, entre outras: obsessão pelo cliente e produto; oferta de conveniência; investimento forte em branding; foco na experiência de compra – não é o que se vende, mas “como” vende.

Durante uma agenda intensa de visitas e palestras, pude tomar nota de algumas informações relevantes. Separei quatro pontos essenciais que devem ser levadas em consideração para a sobrevivência dos varejistas nos próximos anos. São eles:

1. Investir em Tecnologia: A Inteligência Artificial (IA) foi protagonista em dezenas de discussões que abordavam seus avanços e suas aplicações no varejo, como: otimização de preços, previsão de demanda, atendimento (chatbot e sistemas de recomendação online de produtos, de acordo com o perfil dos clientes), análises de sentimentos de clientes, dentre outras.

Ficou evidente que o uso estratégico dessa poderosa ferramenta tecnológica é o “caminho para a eficiência”. Por outro lado, os varejistas precisam ter dados de qualidade de seus clientes e da operação. Sem isso, a IA não fará milagres.

2. Ter em mente que o Varejo Físico não morreu: Pelo contrário! A loja física não deve ser vista apenas como um ponto de venda, mas sim, como um local para oferecer experiências de compra e atendimento que envolvam e surpreendam as pessoas, gerando lembranças positivas, afinal, os consumidores tendem a escolher marcas que conhecem e em que confiam.

Portanto, o varejo físico passa a atuar também como um centro de relacionamento, onde ele tem a função de criar vínculos emocionais da marca com o cliente.

3. Não ignore o poder do marketing de influência: A presença e o posicionamento das marcas nas mídias sociais continuam sendo imperativos. A influência desses canais, incluindo o papel dos influenciadores de fazer o relacionamento delas com os clientes serem mais interessantes e autênticos, trás impacto significativo nas vendas. Um exemplo notável é que 45% das vendas das lojas físicas da Nordstrom são atribuídas às marcas da família Kardashians e todos produtos são lançados e divulgados principalmente nas mídias sociais.

Outra excelente prática a ser adotada pelos varejistas é a criação de comunidades para gerar relacionamento e intimidade com o consumidor. Aqui vale destacar o poder da plataforma TikTok que, além de gerar conteúdo, é um canal ótimo para criar comunidades e com alto potencial para gerar o desejo de compra.

4. Use o canal online e ofereça entregas rápidas: A evolução do comércio eletrônico é inegável. Segundo estudos de mercado, em média, 75% das vendas online globais ocorrerão em marketplaces até 2025. Também em grande ascensão na América Latina, a projeção é que o e-commerce alcance a marca de R$ 225 bilhões em vendas até o mesmo ano.

Last Mile eficiente como diferencial

Diante desse cenário e da alta competitividade do setor varejista, a batalha pelo preço e prazo no Last Mile persistirá, sendo crucial observar e aprender com as tendências inovadoras da China onde o D3 (prazo de três dias) para todo mundo já é realidade.

Na BBM Logística, onde atuamos com soluções logísticas para e-commerce, transporte fracionado e cargas em geral, atendemos alguns varejistas e o diferencial é termos um time de tecnologia 100% integrado ao de operações. Com o ganho de eficiência e produtividade, criamos soluções para melhorar cada vez mais as entregas dos nossos clientes aos consumidores.

Um pequeno exemplo é o app dos entregadores que tem capacidade de gerir e direcionar as rotas de coletas e entregas de maneira eficiente e em tempo real. No futuro a a IA será a protagonista no gerenciamento autônomo das entregas dos varejistas e outros clientes.

Outra tecnologia que facilita muito a vida dos varejistas no Last Mile é a torre de controle, que analisa e controla a granularidade que os nossos clientes precisam: a entrega do porta a porta, pedido a pedido, desde a coleta até a casa do cliente, e não somente as tarefas que ligam o ponto A ao ponto B. A partir daí, um infinidade de dados são gerados e e as oportunidades de melhorias operacionais dos varejistas, portanto, são muitas.


*Por Renata Cavalcanti, head comercial na Total Express.

 

Imagem: Envato

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