Colunistas
O porquê de padronizar sua loja de franquias
Padronizar uma loja de franquias traz uma série de benefícios tanto para o franqueador quanto para os franqueados, além do projeto arquitetônico e suas indicações de fornecedores serem obrigatórias por lei.
Vou listar alguns dos ganhos que você pode ter:
Marca: padronizar o layout e operação das lojas garante consistência na entrega da experiência do cliente em qualquer cidade ou país que esteja visitando. Isso ajuda a construir e fortalecer branding, confiança em já ter tido uma lembrança da marca;
Eficiência operacional: a padronização permite que os processos operacionais sejam replicados em todas as lojas da franquia. Isso pode incluir layouts de loja, fluxos de trabalho, procedimentos de atendimento ao cliente e políticas de gerenciamento de estoque. Com operações consistentes, os franqueados podem operar de forma mais eficiente e eficaz. E atrelado a isso temos padrão de treinamento, os procedimentos são os mesmos em todas as unidades, o que significa que os funcionários podem ser treinados uma vez e aplicar esse conhecimento em qualquer local da franquia;
Controle de qualidade: a padronização ajuda a garantir a qualidade consistente dos produtos e serviços oferecidos em todas as lojas da franquia. Os padrões de qualidade estabelecidos pelo franqueador são mantidos em todas as unidades, o que contribui para a satisfação do cliente e a reputação da marca;
Facilidade de expansão: Quando uma franquia deseja expandir sua rede, a padronização facilita a replicação do modelo de negócio em novas localidades. Os novos franqueados podem seguir os padrões estabelecidos e aproveitar os recursos e suporte oferecidos pelo franqueador para garantir o sucesso de sua unidade;
Modelo testado e replicado: se a sua franquia consegue replicar por todo país e não perder padrões arquitetônicos, itens decorativos ou mesmo equipamentos obrigatórios da operação, quer dizer que ela está pronta para expandir para qualquer lugar.
Agora, se você não sabe ao certo o porquê de padronizar uma loja, é necessário pensar se quer ter mais ou menos dores de cabeça para replicar, porque ter a primeira unidade toda arrumada dá trabalho, mas uma vez que você tenha os processos criados e documentados, as próximas serão mais assertivas e até mesmo menos custosas.
Essas são algumas das razões pelas quais a padronização é importante para as lojas de franquias. Ao criar uma experiência consistente para os clientes e garantir a eficiência operacional, as franquias podem alcançar maior sucesso e crescimento sustentável e consequentemente mais unidades espalhadas por todo Brasil e mundo.
Imagem: Envato
(*) Fabiana Hamada é sócia e diretora comercial da GDesign. Especialista em varejo e franchising, apoia empreendedores a crescer por meio de uma arquitetura que conecta pessoas e dá resultado. Acesse https://goakiradesign.com/ e saiba mais!