Marketing

Desvendando o poder da publicidade em jogos

Published

on

publicidade em jogos

Os anunciantes estão indo com tudo na publicidade em jogos: o estudo mais recente da IAB sobre publicidade em jogos descobriu que 40% dos anunciantes planejam aumentar os gastos nessa área ao longo do próximo ano, tornando-a o terceiro canal mais popular para investimentos adicionais, após as redes sociais (47%) e vídeos digitais (40%).

Mas apesar desses altos níveis de interesse, apenas algumas marcas e varejistas exploraram totalmente o potencial desse canal. Durante o último evento PlayFronts da IAB, executivos dos setores de jogos e publicidade mergulharam em novas pesquisas que reafirmaram o valor atual – e o potencial futuro – dos jogos.

Roblox: o Começo, mas não o fim

É claro que o Roblox está no centro de muitas dessas discussões, dada sua presença no zeitgeist cultural. Mais de 240 jogos de marca foram lançados no Roblox em 2023, um aumento significativo em relação aos meros 10 em 2019. Minecraft e Fortnite também estão elevando seus perfis, pois capacitam os clientes a se expressarem e se conectarem com o mundo ao seu redor. Minecraft tem mais de 166 milhões de usuários ativos mensais e vendeu mais de 300 milhões de unidades, enquanto o Fortnite adquiriu 44,7 milhões de usuários ativos mensais que jogam mais de 102 milhões de horas por mês.

Leia também: Hugo Boss entra para o Roblox para promover nova linha de roupas

Marcas de diversos setores, desde mídia até esportes, varejo e até seguros, estão testando diferentes formatos de publicidade não apenas para aumentar a conscientização da marca, mas também para gerar resultados financeiros, de acordo com o relatório da IAB. Eles avaliaram o uso de várias formatos de anúncios, como mundos de marca, posicionamentos de anúncios adjacentes em experiências de jogo, “advergames” (jogos personalizados projetados em torno de um produto ou marca específica), skins digitais e outros objetos digitais de marca e experiências de jogo patrocinadas.

Mais de 90% dos anunciantes observaram que a publicidade em jogos os ajuda a se envolver com os consumidores certos com mensagens relevantes, sendo que a maioria observou seu poder em ajudá-los a alcançar públicos valiosos, muitas vezes difíceis de alcançar, de acordo com a IAB. A maioria dos anunciantes (86%) observaram que a publicidade em jogos amplifica o impacto geral de suas campanhas, com 85% dizendo que têm confiança em sua capacidade de medir os resultados de suas campanhas de publicidade em jogos.

A influência dos fandoms na publicidade em jogos

No centro da explosão dos jogos está o papel dos fandoms ou, mais especificamente, da cultura dos fãs. Os consumidores estão constantemente ávidos para descobrir “a próxima grande coisa”, seja a próxima grande música, programa de TV, meme da internet ou tendência da moda. O que determina essa próxima grande coisa “é o mainstream acreditar que essa coisa é legal ou inovadora”, e fandoms menores muitas vezes iniciam esse processo, espalhando a palavra sobre suas paixões para qualquer pessoa que esteja disposta a ouvir, de acordo com Bill Young, chefe de Jogos no Twitch.

“Quando pensamos nos espaços dentro da cultura que têm a capacidade de influenciar um grupo coletivo, os fandoms e a cultura dos fãs são uma parte realmente grande disso”, explicou Young. “Hoje, há uma comunidade para cada paixão, grande ou pequena. E essas comunidades de fãs que se reúnem por seu amor por aquele único tópico têm uma influência desproporcional sobre o que recebe atenção específica dentro dessas comunidades. E isso tem uma propensão a se estender além dessas comunidades e para a esfera pública mais ampla.”

64% dos fãs pesquisados pelo Twitch Ads revelaram que seu fandom de jogos é “uma parte definidora de sua identidade”, e ainda mais, 70% dos entrevistados disseram que seus fandoms e as comunidades circundantes fazem parte de sua vida cotidiana.

As marcas podem se inserir em relacionamentos de longo prazo dos fãs com os jogos

O Twitch Ads descobriu que esses fandoms não apenas estão sempre presentes na vida cotidiana dos consumidores; eles também duram anos – ou em alguns casos, uma vida inteira. O fã médio de jogos indicou que está envolvido em seus fandoms de jogos há mais de 12 anos. As marcas podem se inserir nesses relacionamentos de longo prazo ao participar de momentos e eventos importantes para os fandoms por meio da criação de conteúdo e publicidade. Na verdade, 61% dos fãs pesquisados disseram que gostam de ver marcas patrocinarem ou criarem conteúdo relacionado aos seus fandoms.

“Há essa ideia equivocada de que os jogadores são avessos à publicidade”, disse Young. “Eles não são avessos à publicidade, mas são avessos à publicidade sem sensibilidade, que fala com eles. Eles recebem bem as marcas que agregam valor ao conteúdo que eles gostam, especialmente aquelas que melhoram essa experiência.”

Assim como muitos outros grupos dedicados, empatia, paixão e compreensão de sua cultura são fundamentais, segundo Young: 63% dos fãs pesquisados disseram que qualquer marca pode se envolver com os fandoms, desde que se esforce para entendê-los.

 

Imagem: Envato
Informações: Alicia Esposito para Retail Touch Points 
Tradução e adaptação: Central do Varejo

 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *