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Principais tendências globais em vestuário e calçados em 2024

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Em 2024, as vendas globais de vestuário e calçados devem experimentar um crescimento moderado de aproximadamente 2% em termos constantes e espera-se que se recuperem aos níveis pré-pandêmicos até o final de 2025/início de 2026.

O impacto da inflação continua persistente e se traduzirá em níveis cautelosos de gastos discricionários, pois a previsão global de inflação permanece acima das metas dos bancos centrais, o que significa que as taxas de juros altas provavelmente permanecerão e continuarão a apertar os rendimentos disponíveis dos consumidores.

Pressões de preços do lado da oferta também são esperadas para continuar em 2024

Após a pandemia ter revelado os limites e os riscos das cadeias de abastecimento globais de moda com uma dependência excessiva da China, a inflação recorde vista desde 2022 piorou a situação. Não apenas as marcas e varejistas sentiram a pressão do aumento do custo dos produtos vendidos (CPV), mas também se abstiveram de repassar todos esses custos aos consumidores, cujos orçamentos estão sendo apertados. Mesmo que o CPV tenha se normalizado um pouco no último trimestre de 2023, a crise de segurança no Mar Vermelho está interrompendo ainda mais as cadeias de abastecimento e a inflação à medida que os custos de remessas internacionais aumentam.

No curto prazo, isso representa outro dilema de preços para os players da moda, que já tiveram que lidar com custos aumentando muito mais rápido do que a quantidade que podem repassar nos preços ao consumidor. No longo prazo, as tensões geopolíticas continuarão a impulsionar mudanças nas cadeias de abastecimento, que se aceleraram desde a pandemia.

Buscando novos bolsões de crescimento

Índia, China e EUA serão os principais contribuintes para as vendas globais, mas também há um número crescente de players internacionais buscando investir em novos bolsões de crescimento no Sudeste Asiático, como Tailândia e Indonésia; América Latina, incluindo México e Brasil; e nas regiões do Oriente Médio e África, como Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, para impulsionar suas perspectivas de receita e diversificar seus portfólios geográficos.

Em termos de categorias, vestuário esportivo e roupas infantis estão prontos para superar a indústria em geral.

A demanda por vestuário esportivo deve se beneficiar dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024 no curto prazo, mas durante o período de previsão, será impulsionada principalmente pelo crescente foco no bem-estar e no apelo das estéticas esportivas na região da APAC. Por outro lado, as roupas infantis devem crescer globalmente devido a fatores sociodemográficos favoráveis nas regiões da APAC, Oriente Médio e África e América Latina.

Os ventos econômicos atuais aumentam o apelo da durabilidade, qualidade e versatilidade

À medida que as condições de mercado estão se tornando mais difíceis, é provável que haja uma polarização de mercado, tornando particularmente difícil para as marcas com uma posição de preço médio. No entanto, os consumidores estarem mais cuidadosos com seus gastos com moda em geral não significa apenas comprar mais barato, mas sim comprar o melhor que podem pagar.

Aumentar a vida útil de um produto e suas credenciais de circularidade é ainda mais importante, pois a regulamentação também está mudando, com a Estratégia da UE para Têxteis Sustentáveis e as Leis de Responsabilidade Corporativa e Riscos Financeiros Relacionados ao Clima da Califórnia aprovadas em outubro de 2023.

Leia também: Razões para ter esperança quanto ao futuro da indústria da moda

Hiperlocalização, personalização e GenAI para fornecer conexões emocionais

Com 32% das vendas globais de vestuário e calçados ocorrendo online, a transformação digital continua, embora em um ritmo mais lento do que durante a pandemia. No entanto, os consumidores exigem o melhor dos dois mundos, e fornecer uma experiência conveniente e personalizada pode ajudar a conquistar sua preferência em um ambiente digital saturado. GenAI e tecnologia podem ajudar a aumentar as taxas de conversão e reduzir as devoluções ao oferecer essas experiências pessoais devido a uma experiência de compra mais fluida ou visual, como a ferramenta Google Virtual Try-On ou recomendações instantâneas de produtos, incluindo pelo gigante indiano de comércio eletrônico Myntra, que está integrando o ChatGPT como parte de suas plataformas.

Outra estratégia vencedora é a da hiperlocalização. Isso envolve adaptar a experiência em loja e o conteúdo digital ou desenvolver colaborações especiais ou mix de produtos para se alinhar com eventos-chave para ajudar a fornecer conexões emocionais. Eles podem alcançar isso combinando o poder da marca internacional com as nuances culturais, idiomas e preferências dos consumidores regionais ou domésticos.

Ofertas personalizadas e tecnologia para o sucesso

Para concluir, o ambiente de mercado permanece extremamente desafiador para os players da moda em 2024, mas há bolsões de crescimento e empresas capazes de demonstrar e comunicar seu valor aos consumidores por meio de ofertas de produtos e serviços personalizados se sairão melhor do que outros. Nessa busca, será fundamental investir na tecnologia certa que possa apoiar ofertas mais localizadas e personalizadas.

Imagem: Envato
Informações: Retail in Asia
Tradução: Central do Varejo

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