Operação

Tendências emergentes da indústria de ingredientes culinários e refeições

Os consumidores estão buscando opções premium, mais saudáveis e ambientalmente sustentáveis

Published

on

ingredientes culinários

As vendas globais de ingredientes culinários e refeições aumentaram 4,4% devido à inflação e aos preços mais altos das commodities em 2023, de acordo com a Euromonitor International.

“Os consumidores em diversos mercados se tornaram mais frugais ao comprar bens essenciais e reduziram os gastos extravagantes”, observou o relatório.

“Alguns mudaram de alimentação fora do lar para refeições prontas para economizar dinheiro, enquanto outros recorreram a promoções, descontos e marcas próprias para reduzir os gastos com itens para receitas caseiras”, acrescentou.

Em meio a essa tendência de economia, os produtos premium na indústria de ingredientes culinários prosperaram, especialmente em segmentos como refeições prontas e molhos. Isso reflete uma polarização crescente entre os consumidores, onde alguns priorizam medidas de economia de custos, enquanto outros se indulgem em ofertas premium.

Além disso, muitos consumidores ainda buscam produtos gourmet de alta qualidade que oferecem conveniência no preparo das refeições. “Os consumidores estão mais dispostos a pagar mais por propriedades de saúde e nutrição, seguidas por sabor superior”, observou o relatório.

Além disso, há um aumento na demanda por opções mais saudáveis, com preferências se voltando para a redução de açúcar, alternativas ricas em fibras, proteínas e sem lactose, mesmo em categorias tradicionalmente indulgentes.

Leia também: Franquia de produtos naturais: invista em consumo consciente!

As alternativas à base de plantas, uma vez escassas em categorias de ingredientes culinários e refeições, também ganharam destaque nos últimos anos. A confiança do consumidor em rótulos como “vegano” aumentou significativamente, impulsionando o crescimento das reivindicações dietéticas focadas em plantas, especialmente em refeições e sopas. No entanto, apesar desse crescimento, produtos com tais reivindicações ainda têm baixa penetração no mercado.

A sustentabilidade ambiental também está cada vez mais na mente dos consumidores, com o interesse se estendendo além dos rótulos orgânicos para abranger várias reivindicações de origem sustentável. Categorias como molhos, dips e condimentos têm visto um aumento nos rótulos de origem marinha responsável.
Além disso, novas soluções de varejo estão surgindo para melhorar a conveniência das ofertas de refeições prontas. De lojas de refeições prontas dedicadas a máquinas de venda inovadoras que atendem a trabalhadores com horários não convencionais, a indústria está testemunhando uma mudança para uma maior conveniência e acessibilidade.

“Os ingredientes culinários e as refeições podem parecer entrar em um período de relativa estabilidade no período previsto, mas mudanças dentro de várias categorias estão em andamento”, disse o relatório.

“A busca por soluções acessíveis criará uma demanda por ofertas em massa e diversidade de marcas próprias. Ao mesmo tempo, a demanda por qualidade superior e experiência aprimorada do produto estará em alta”, afirmou.

Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *