E-commerce
No dia dos namorados, e-commerce brasileiro deve vender R$ 7,08 bilhões
A região que mais teve aumento de vendas foi o Norte, seguido por Centro-Oeste e Sul; Sudeste teve o menor crescimento até então
De acordo com levantamento da Neotrust e E-commerce Brasil, espera-se a movimentação de R$ 7,08 bilhões durante o período de compras online para o dia dos namorados. Nas duas semanas que antecedem a data, celebrada em 12 de junho, há um aumento notável nas atividades de compra, conforme os consumidores se preparam para presentear. Comparando esse período com as duas semanas imediatamente anteriores, o faturamento do e-commerce brasileiro registrou um aumento de 8,4%, o que corresponde a um acréscimo de R$ 834,4 milhões.
“O Dia dos Namorados impulsiona significativamente o comércio eletrônico, especialmente nas duas semanas que antecedem a data, quando os consumidores se preparam intensamente para presentear. Diante do crescimento de 12,7% no e-commerce brasileiro no primeiro trimestre deste ano, esperamos que as vendas do Dia dos Namorados alcancem R$ 7,08 bilhões, reforçando a importância crescente dessa data para o setor”, afirma Jean Laloux, consultor de dados da Neotrust.
Na análise por regiões, o Norte exibiu o maior crescimento, de 58,7%. Em seguida, estão o Centro-Oeste e o Sul, ambos com aumento de 15% nas vendas de e-commerce. O Nordeste também mostrou uma performance robusta com aumento de 12,4%, enquanto o Sudeste teve variação de apenas 1%. Dentro do Sudeste, São Paulo e Rio de Janeiro aumentaram 4,3% e 0,5%, respectivamente, enquanto Espírito Santo e Minas Gerais registraram decréscimos de -9,1%e -6,6%.
Produtos mais vendidos para o dia dos namorados
Entre os produtos mais procurados nas semanas antecessoras ao dia dos namorados no e-commerce em 2024, os eletrônicos se destacaram (41,9%). Os principais itens foram cafeteiras (+146%) e fritadeiras elétricas (+45,7%). Smartphones e outros eletrônicos também tiveram um bom desempenho, com crescimentos de 34,8% e 26,2%, respectivamente. Destacam-se ainda os relógios inteligentes (+27,6%) e televisores (+11,7%). Na categoria de Beleza e Perfumaria, observou-se um aumento de 23,3%, com destaque para perfumes, que cresceram 98,3%.
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Promoções
Segundo a análise da Neotrust e do E-commerce Brasil, 19,0% dos produtos adquiridos estavam com preços reduzidos. Entre esses, 11,2% tiveram reduções de 5% a 15%, e 7,9% apresentaram reduções superiores a 15%. “É fundamental que o consumidor, desde já, faça as buscas e compreenda as possibilidades de elasticidade de preço, pois a antecedência na compra poderá ajudar a encontrar aquele item especial com um preço muito bom”, afirma Samuel Gonsales, Diretor Comercial do E-Commerce Brasil.
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Imagem: Envato