Colunistas

Varejista, planejar é essencial para vender mais no Dia dos Namorados!

Published

on

Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é a terceira data mais importante do varejo nacional, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Em alguns nichos chega a ocupar a segunda colocação, perdendo só para o Natal.

Mas, ainda nos deparamos com lojistas que não se preparam para as vendas. É preciso estar atento a alguns pontos, e o maior deles é o estoque. Sempre digo que o caminho é rever as vendas do ano anterior para ter uma projeção do que será vendido neste ano. Além de observar o que vem sendo mais vendido nos últimos meses, e assim, dimensionar o estoque, abastecê-lo com novidades de forma mais assertiva possível.

Uma pesquisa da InfoMoney mostrou que no ano passado os itens mais procurados na data foram: sapato masculino (17,5%), sapato feminino (14,4%), chocolates (12,2%) e roupa masculina (12%). Não sabemos o que será mais vendido neste ano, mas todos os segmentos devem ficar atentos aos seus estoques e incentivar a venda.

Segundo a pesquisa do Índice de Performance do Varejo (IPV), o comércio vendeu, em 2023, cerca de 31% a mais, quando comparado com a última semana que antecedeu a data. Mas, quando se analisa 2023 x 2022, as lojas de shoppings aumentaram suas vendas em 13%, enquanto as lojas de ruas tiveram um aumento de 8%.

Para este ano, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 61% dos consumidores brasileiros pretendem presentear na data. De acordo com o levantamento, realizado em parceria com a Offerwise, a data deve levar quase 100 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.

Leia também: No dia dos namorados, e-commerce brasileiro deve vender R$ 7,08 bilhões

Para ajudar as vendas

Uma dica é lançar novos produtos ou “combos” para o Dia dos Namorados. Com isso, a aplicação de um desconto no kit dará ao cliente a sensação de que está valendo a pena comprar um “pacote de produtos” ao invés dos mesmos individualmente. Esta estratégia permite estimular a venda de itens com baixo giro, bem como propiciar que os clientes tenham novas experiências. Além de incrementar as vendas e, consequentemente, o faturamento do mês.

Mas, atenção! Evite reajustes nessa data, o cliente, principalmente o fidelizado, normalmente sabe quais preços são praticados na loja. Não é uma boa estratégia aumentar os valores nas épocas de melhor fluxo/vendas. Isso pode soar desonesto e comprometer a reputação do negócio.

Fique atento à forma de pagamento

Muitos ainda ficam na dúvida: vender à prazo, no crédito (parcela única) ou Pix? Considerando que não haja desconto aplicado em nenhuma das condições citadas, o varejista tem o Pix como melhor opção, pois tem menor taxa e o recebimento na conta corrente é no mesmo dia. Em segundo lugar vem o Crédito, em parcela única (recebimento na conta corrente em 30 dias, descontada a taxa do cartão). Como pior condição temos a venda parcelada.

Então, treine sua equipe de vendas para oferecer o parcelamento de forma inteligente. Não é todo cliente que precisa parcelar. Vale perguntar primeiro: “Quer pagar no Pix?”. Mas, quando o cliente mostrar o cartão, o vendedor deve ser rápido e oferecer a opção “débito”, como forma de pagamento. Pode parecer pouca coisa, mas cada cliente que aceita pagar num prazo menor, impactará drasticamente na projeção de fluxos de caixa futuros do negócio.

E para finalizar, dê um destino para as sobras dos produtos. Pense em fazer uma ação de vendas, a meta é ficar com um estoque sazonal bem baixo, pois produto em estoque é dinheiro empacado.

O varejo precisa ser dinâmico, ele exige planejamento e acompanhamento constante para a busca de melhores resultados sempre.

Quem criou o Dia dos Namorados?

Todo esse movimento comercial começou em 1948 por causa de uma campanha para a loja Exposição Clipper. A grande sacada era aumentar as vendas no primeiro semestre, que costumam cair após o Dia das Mães. E o dia escolhido foi 12 de junho, devido à proximidade do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Desde então, os casais se presenteiam. Essa data é outra grande oportunidade para o varejo ampliar suas vendas, independente do setor.

Imagem: Envato



* Maurício Galhardo
é engenheiro mecânico e sócio da F360 Educa, plataforma de cursos voltados para varejistas. Apaixonado por finanças, é autor de três livros de negócios e gestão financeira, tem ampla experiência em treinamentos e palestras e já treinou mais de 50 mil pessoas no varejo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *