Colunistas
O que uma metodologia usada há mais de 20 anos em T.I. pode ensinar ao varejo?

O varejo está sempre se reinventando, às vezes até mesmo absorvendo e adaptando o que tem dado certo em outras áreas. É o caso do Agile Sales, uma metodologia de gestão ágil que aproveita o que de melhor vem sendo feito em gestão de projetos de T.I. há mais de 20 anos. Traduzindo ao pé da letra, “Agile Sales” significa “vendas ágeis” e o foco é total na praticidade de processos para o bom andamento do fluxo de vendas.
As metodologias ágeis, já incorporadas ao mundo da gestão de projetos de áreas diversas, prezam por processos mais enxutos e priorizam o resultado. Dessa forma, as “vendas ágeis” cimentam para o varejo um caminho de praticidade, flexibilidade e desperdício mínimo, principalmente de tempo, mas sem abrir mão da qualidade.
A aplicação do Agile Sales no varejo contribui para um atendimento mais personalizado e ágil, com processos desenhados para este fim. Assim, é necessário que os processos sejam traçados pensando na jornada de compra do cliente e isso é uma grande inversão de mindset: não é mais o cliente que tem que se enquadrar ao processo da empresa, e sim o contrário.
Eu sempre digo que os processos não podem ser maiores do que os clientes. Já vi, por exemplo, vendedor se perdendo por estar focado no processo e esquecendo do cliente — além do resultado que ele tem que gerar. Outro ponto que também vale salientar é que o Agile Sales contribui para testes de novas técnicas e processos que, se não forem eficientes, podem ser suspensos imediatamente, sem perda de tempo.
Com o Agile Sales, o vendedor continua com as suas funções primordiais, de acordo com o seu ramo de atuação. Já o trabalho do gestor de limpar a pista para que o vendedor possa voar fica ainda mais evidente. Infelizmente, muitos gestores ficam pondo pedra em vez de limpar a pista, impondo processos contraproducentes que só fazem com que o vendedor se enrosque e perca o seu foco. Algo impensável com as vendas ágeis.
Por fim, uma grande vantagem do Agile Sales no varejo é o resultado: a sua equipe estará mais motivada, mais focada no resultado. É gerada uma cultura de foco no cliente que, consequentemente, propicia uma experiência melhor. Tudo isso trará mais satisfação, mais LPS, mais retorno — até uma possível recorrência. E qual varejista não quer esses resultados para a sua empresa?
Imagem: Freepik
*Flavia Mardegan é especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, bem como em treinamento e desenvolvimento de competências e habilidades de equipes comerciais e técnicas, com mais de 29 anos de atuação e mais de 22.000 pessoas impactadas com seu trabalho.