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A corrida das empresas para implementação da IA e os benefícios dela

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“Inteligência artificial” foi eleita a palavra do ano em 2023 pelo dicionário inglês Collins e não há o que se discutir. As rodas de conversas passaram a inserir esse tema e, no ambiente corporativo, os debates sobre o avanço – em passos largos – da tecnologia e como a implementar estão a todo vapor. Quem não se informa, acaba oferecendo experiências obsoletas diante de tantas atualizações.

Essa corrida por informações que todas as empresas estão vivendo se confirma com os dados divulgados pela pesquisa Dreamforce Keynote 2023, que observou que a IA tem se tornado a prioridade nº 1 dos CEOs ao redor do mundo.

No varejo, os intuitos do uso são principalmente o aumento da receita e maior eficiência operacional. Mas como usar essa ferramenta de infinitas possibilidades nas empresas? No merchandising, a pesquisa cita o design, a usabilidade e a personalização de acordo com o cliente. Já na recomendação de produtos, a inteligência artificial apresenta um alinhamento total de expectativa entre marca e cliente, com a análise das preferências do consumidor nas variáveis predição de sortimentos, ship options, formas de pagamento e tracking do pedido.

Enquanto isso, os dados de comportamento de compra e perfil do cliente unificados em todos os PDVs geram insights e melhores práticas no inventário, trocas e devoluções, além de melhoria de produtos. Todas essas implementações provenientes de IA generativa – além de outras infinitas possibilidades – resultam em um aumento médio de 15% na receita, segundo estudo de 2023 da McKinsey sobre a potência econômica da tecnologia.

Na Intelipost, o primeiro uso de IA foi com uma machine learning proprietária, que rastreou grande parte das encomendas feitas pelo nosso sistema nos últimos 10 anos. Um dos objetivos foi determinar a duração real do transporte das rotas mais populares, além de estimar quais variáveis durante o percurso resultam num atraso na entrega. Essa estimativa mais acurada gera maior eficiência e qualidade na entrega e também na expectativa do consumidor.

IA, na prática, é busca de eficiência e assertividade dos processos em prol de uma experiência para os consumidores cada vez mais completa e positivamente surpreendente, mas claro em prol também do mercado e da perpetuidade de cada negócio de varejo, serviços e tecnologia.

Com tantos pontos positivos, entende-se a corrida empresarial para que a inteligência artificial passe a ser parte do dia-a-dia e não apenas um assunto em rodas de conversa. A velocidade do desenvolvimento dela reforça uma frase cada vez mais comum no senso popular: “o futuro já é agora!”

Imagem: Envato


Anita fala sobre a viagem do varejo para NYC rumo a NRF

*Anita Bataglin, diretora de Marketing do Grupo Intelipost. Formada em Fashion Business pela Anhembi Morumbi e com MBA em Gestão de Negócios pela Live University, e especialização em digital marketing pela General Assembly, são mais de 14 anos de experiência no mercado de e-commerce, com passagens por grandes nomes do varejo online brasileiros como Shop2gether, OQVestir, Inbrands. Nos últimos 5 anos, focada no setor de serviços na Synapcom e Infracommerce (m&a Synapcom) onde dirigiu operações multi-categoria de clientes como Samsung, Diageo, Swarovski, Levi’s e outros, até assumir e alavancar o marketing da empresa nos últimos 2 anos. Duas vezes premiada como Melhor Profissional de E-commerce pela ABCOMM (2020 – 2022), criadora e ministrante do curso de Customer Experience na Belas Artes e também professora de E-commerce e Marketing Digital na ComSchool.

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