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Compradores gastam mais no Pinterest durante as festas de fim de ano

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Embora o calendário diga que é verão no hemisfério norte, os varejistas já estão começando a planejar para a temporada de compras de fim de ano, que pode fazer ou quebrar o negócio. Para uma marca, ser notada nesse período barulhento já é difícil, mas levar as pessoas a comprar é o desafio final. Quando se trata de conectar-se com os compradores de fim de ano e incentivá-los a comprar, uma plataforma supera todas as outras: o Pinterest.

Para os usuários, todas as plataformas sociais não são iguais. E quando se trata de compras, o Pinterest é o lugar onde muitas pessoas vão para tomar decisões de compra. Em 2023, os compradores de fim de ano gastaram cerca de 40% a mais no Pinterest em comparação com outras plataformas visuais.

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Os Pinners são buscadores de inspiração e compradores motivados

Os usuários do Pinterest são grandes planejadores e grandes gastadores. Eles recorrem ao Pinterest para levar suas festividades de fim de ano a novos patamares, ansiando por ideias novas e buscando proativamente presentes, receitas e decorações atenciosas. E sua atividade está em alta. Comparado ao segundo trimestre de 2022, os Pinners demonstraram um aumento de 50%, ano a ano, em cliques e salvamentos de itens compráveis no segundo trimestre de 2023.

A Geração Z, em particular — o maior grupo de consumidores no Pinterest — vai à plataforma em busca de experiências de fim de ano mais personalizadas. E como 66% da Geração Z e dos Millennials que usam o Pinterest semanalmente dizem que comemoram mais ocasiões ou momentos de fim de ano do que as gerações mais velhas, há muitos momentos para planejar.

“A Geração Z é nosso público que mais cresce e mais engajado,” compartilhou Stacy Malone, vice-presidente de marketing global da Pinterest. “Eles nos dizem que o Pinterest é onde vão para manifestar a vida que amam. Os Zs até começaram a chamar o Pinterest de ‘o aplicativo da Manifestação’,” explica.

Embora alguns possam reclamar que as exibições de fim de ano nas lojas acontecem mais cedo a cada ano, a verdade é que os varejistas estão simplesmente acompanhando o comportamento de compra. Dados mostram que os consumidores estão começando suas compras de fim de ano já nos meses de verão, segundo o Bankrate. Os varejistas estão ajustando os cronogramas de promoções de fim de ano para coincidir. E como muitas marcas já sabem, podem alcançar esses planejadores antecipados de fim de ano no Pinterest. Usuários semanais do Pinterest classificam a plataforma como a mais útil para planejar suas férias de inverno de 2024.

Unindo inspiração e ação

À medida que as pessoas recorrem ao Pinterest para curar ideias e tomar decisões de compra, a plataforma está posicionada de forma única para ajudar os varejistas a converter essa alta intenção de compra em vendas.

“As pessoas usam o Pinterest com intenção. Elas buscam inspiração, e 96% das principais buscas no Pinterest não são de marcas — ou seja, as pessoas vêm com uma ideia geral, mas não sabem especificamente o que querem. Para os varejistas, isso lhes dá a oportunidade de alcançar pessoas que estão ativamente procurando produtos como os deles, e fazer uma conexão que pode levar a uma compra,” acrescenta Malone.

Combinado com um menu de soluções de publicidade de desempenho, a alta intenção de compra dos usuários pode levar a mais conversões de fundo de funil. Para a temporada de festas de 2023, a Urban Outfitters queria alcançar um público mais amplo de compradores de fim de ano, em mais verticais de produtos. Com esse objetivo em mente, o varejista desenhou anúncios para alcançar tanto pessoas comprando roupas de festa quanto pessoas comprando presentes. Para maximizar sua campanha de compras, a Urban Outfitters implementou o recurso de links diretos do Pinterest pela primeira vez. Com links diretos, as pessoas que se inspiram podem agir mais facilmente sobre essa inspiração, indo de um anúncio para o site do varejista com menos cliques. A estratégia deu resultado, a marca mediu 50% mais conversões em comparação ao ano anterior.

A prova está no desempenho (dados)

Para os profissionais de marketing, a melhor chance de maximizar o retorno sobre o investimento em publicidade é deixar que a evidência — ou seja, os dados de desempenho — guie os investimentos. Com isso em mente, o Pinterest expandiu muito seu kit de ferramentas de desempenho. Com a API de conversão do Pinterest, links diretos, links profundos para dispositivos móveis e mais, os varejistas podem rastrear e otimizar campanhas em tempo real e converter mais pessoas comprando no Pinterest em clientes.

Um desses varejistas, PacSun, recentemente aumentou os compradores online em 7x. A PacSun dominou a segmentação no Pinterest. Para levar suas campanhas ao próximo nível, a marca trabalhou com sua equipe do Pinterest para adotar o novo aplicativo Pinterest para Salesforce Commerce Cloud, que facilita uma conexão de dados de servidor a servidor com a API de conversões do Pinterest. Com essas mudanças, a marca melhorou a visibilidade de como suas campanhas se traduziram em visitas ao site, compras e conversões gerais.

O sucesso da PacSun não é um exemplo isolado. Os investimentos do Pinterest em relevância de anúncios e produtos de desempenho de fundo de funil aumentaram os resultados de compras para os varejistas. Por exemplo, anúncios usando links profundos para dispositivos móveis mediram um aumento médio de 235% em conversões, e anúncios com links diretos entregaram um aumento médio de 88% no volume de cliques externos.

Transformando alta intenção em alta ação

Neste exato momento, os compradores estão vasculhando o Pinterest em busca de ideias, presentes e seus próximos gastos enquanto a temporada de festas se aproxima. Os varejistas podem se dar uma vantagem antecipada exibindo produtos para esses compradores em todas as etapas da jornada de compra.

Para melhores resultados, Malone recomenda construir um calendário de marketing que mova as pessoas pela jornada do cliente a tempo para as compras de fim de ano. As campanhas devem se concentrar na descoberta no verão, capturar os usuários enquanto estão tomando decisões de julho a setembro, levá-los a comprar de outubro a dezembro e depois conectar-se com caçadores de ofertas pós-festas de fim de dezembro a janeiro.

“Está mais difícil do que nunca se destacar, captar a atenção dos consumidores e fazê-los agir. Para os varejistas, a chave é alcançar as pessoas quando estão procurando inspiração e prontas para comprar,” conclui Malone. Para um número crescente de varejistas, a oportunidade é evidente: as festas são o momento de gastar com novos produtos e experiências, e o Pinterest é onde os consumidores vêm para fazer exatamente isso.

Imagem: Envato
Informações: Retail Dive
Tradução: Central do Varejo

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