Inovação
Com dados, Yandeh vira trunfo de mercado de bairro contra gigantes
Por meio da tecnologia e de um modelo consultivo, a empresa fornece inteligência e dobra margens de pequenos varejistas
Nos últimos anos, grandes redes de supermercados lançaram seus modelos de loja express para tentar se aproximar do consumidor. Mais recentemente, marcas como Oxxo surgiram com uma estratégia agressiva para ampliar a conveniência dentro deste nicho. Juntos, esses movimentos levantaram dúvidas sobre o fim dos mercadinhos de bairro no Brasil. Porém, no que depender da Yandeh, isso não vai acontecer. Por meio da tecnologia e de um modelo consultivo, a empresa fornece inteligência para pequenos varejistas e vem ajudando os estabelecimentos familiares a aumentar sua competitividade e até mesmo dobrar as margens de lucro para resistir ao assédio dos gigantes.
“Nosso propósito é levar prosperidade para os pequenos varejistas. E isso passa por tecnologia. Muitos dos mercadinhos de bairro são empresas familiares, nas quais o dono toma todas as decisões. Por isso, oferecer uma plataforma na qual ele consegue colocar os pedidos de uma forma intuitiva é um desafio”, aponta Lucas Sanches, CEO da Yandeh, em conversa exclusiva com a Central do Varejo.
Mais do que simplesmente fornecer recursos digitais, a empresa disponibiliza dados essenciais para os pequenos competirem com os grandes nomes do setor. E além das informações, a Yandeh também conta com um grupo de consultores que vai pessoalmente até a loja prestar apoio e fortalecer o elo com os empreendedores.
“Esse varejista é carente de informação, pois a indústria não chega até ele. O dono do mercadinho não sabe qual a melhor precificação de um produto, nem qual mix ele deveria ter. Nossa proposta é entregar isso como recomendação, em um serviço de inteligência. Analisamos nossa base de dados e falamos onde o preço dele está desposicionado, ou indicamos a inclusão de um produto que está vendendo bem na região”, aponta.
Yandeh apoia o lado mais frágil
A Yandeh iniciou sua operação com foco na periferia de São Paulo. A ideia era ver na prática os resultados do modelo e avaliar a aceitação por parte dos comerciantes. Com o sucesso, a empresa já se prepara para expandir para Guarulhos e outras cidades da região metropolitana. A ideia é passar de 2 mil para 8 mil lojas atendidas até o final do ano, e também chegar a novos estados do Brasil.
“Temos um produto que digitaliza os distribuidores, transferindo tudo para a nossa plataforma. Cada novo player que cadastramos aumenta a venda em pelo menos 30%. Além disso, a margem do varejista dobra, passando de 6% para 12% com o uso da inteligência de dados. Por fim, a positivação de itens, que é a quantidade que se compra do fornecedor, cresce até 60%”, revela.
Por conta da quantidade de empregos que geram e da maneira como movimentam a economia em regiões periféricas e municípios de menor porte, Sanches ressalta a importância socioeconômica de se fortalecer os mercados de bairro no Brasil. Para tanto, a Yandeh está lançando uma universidade voltada para o varejo, que vai oferecer consultorias financeiras e trabalhar temas como impostos, layout de loja, como lidar com furtos e outros.
“Não queremos ser apenas um vendedor de tecnologia via plataforma. Nossa meta é gerar impacto nas vidas das pessoas. Em muitas cidades, o maior empregador é o supermercado local. Mas isso só vai continuar acontecendo se esses negócios seguirem competitivos. Dar suporte a esse nicho é uma forma de também fortalecer as famílias e a comunidade”, resume.
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