Inovação
Ikea lança marketplace com itens de segunda mão
A Ikea acaba de lançar um marketplace para que os clientes vendam seus móveis usados uns aos outros, em meio ao aumento da demanda por bens de segunda mão.
A plataforma, chamada Ikea Preowned, será testada inicialmente em Madrid e Oslo até o final do ano, com o objetivo de expandi-la globalmente, segundo o The Financial Times.
Jesper Brodin, CEO da Ingka, principal operadora das lojas Ikea, disse à publicação: “Estamos em um momento na Ikea em que podemos fazer coisas mais avançadas e interessantes. Há uma incrível confiança na evolução digital da empresa.”
Essa iniciativa faz parte da recente transformação da Ikea, que busca se afastar do modelo de varejista em áreas suburbanas para oferecer lojas online, pontos de coleta em centros urbanos e serviços como montagem de móveis.
Atualmente, a Ikea tem uma pequena oferta nas lojas, onde compra móveis usados dos clientes e os revende. No entanto, a nova plataforma permitirá que os clientes vendam diretamente uns aos outros.
Leia também: Resale: uma das práticas que mais cresce no mundo
Os clientes inserem seus produtos, juntamente com fotos e o preço de venda, enquanto o banco de dados da Ikea, com inteligência artificial, adiciona imagens promocionais e medidas.
O comprador coleta o móvel diretamente do vendedor, que tem a opção de receber dinheiro ou um voucher da Ikea com um bônus de 15%.
Os anúncios são gratuitos, mas Brodin disse que podem eventualmente cobrar “uma taxa modesta”.
Ele acrescentou: “Vamos verificar todo o escopo, incluindo os aspectos econômicos. Se muitas pessoas usarem a oferta para obter um desconto na loja, é uma boa maneira de se reconectar com os clientes. Estou muito curioso. Acho que faz sentido para os negócios.”
Imagem: Envato
Informações: Aoife Morgan para Retail Gazette
Tradução livre: Central do Varejo