• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Economia

Inflação faz consumo de produtos premium cair 40,3% em São Paulo
Advertisement

Economia

Brasileiros reduzem gastos, mas mantêm compras em datas comemorativas

Economia

Contratações temporárias sobem 81% antes da Black Friday

Economia

Mercado revisa para baixo estimativas de inflação nos próximos anos

Economia

Vendas no varejo variam 0,2% em agosto

Economia Operação

Varejo físico tem alta de 2,1% em setembro

Economia Operação

Pequenos varejistas dos EUA enfrentam o Natal mais desafiador em anos

Economia

Varejo brasileiro recua 0,5% no terceiro trimestre

Economia

China alerta os EUA sobre possível retaliação após ameaça de tarifas de 100% feita por Trump

Economia

Preço dos ovos recua e consumidor amplia compras

Economia

Inflação faz consumo de produtos premium cair 40,3% em São Paulo

Levantamento feito pelo Dotz mostra queda em todas as classes, mas ela foi mais acentuado nas de menor poder aquisitivo

Publicado

2 anos atrás

on

23 de maio, 2023

Por

Redação

No primeiro trimestre de 2023, os consumidores paulistas estão optando por produtos mais baratos em suas compras nos supermercados. De acordo com um levantamento realizado pela Dotz, plataforma de benefícios para consumidores, houve uma queda de 40,3% no consumo de produtos premium e premium mais. Essa redução foi ainda mais acentuada nas classes sociais de menor poder aquisitivo, atingindo uma diminuição de 49%, enquanto nas classes mais altas a queda foi de 29,5%.

Paralelamente, observou-se um aumento significativo de 28,6% no consumo de itens considerados de entrada, com preços entre R$3 e R$6, e um aumento de 23,3% nos produtos intermediários, com valores de R$8 a R$20. Esse comportamento dos consumidores está diretamente relacionado ao aumento dos preços desses produtos premium, o que indica uma preferência crescente por itens mais acessíveis.

Na categoria premium, os preços avançaram 30,2%, enquanto os produtos premium registraram um aumento de 42,7%. Em contrapartida, os preços dos cortes de carne bovina caíram 7,1% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Além disso, os preços do café e do açúcar também apresentaram uma redução de 3,5% e 1,1%, respectivamente.

No entanto, alguns alimentos básicos tiveram um aumento de preço significativo. O arroz subiu 19,2%, o feijão aumentou 18,5% e o leite teve um aumento de 16,9% em relação a 2022. O óleo vegetal também registrou um aumento de 8,6% no mesmo período. Essa situação reflete o impacto da inflação nos principais itens que compõem a cesta básica, o que tem afetado o poder de compra dos consumidores brasileiros. O CEO da Dotz, Roberto Chade, ressalta que mesmo com um aumento médio de 8% nos gastos, passando de R$347 para R$376, houve uma redução de 11% na quantidade de itens adquiridos por cesta.

Esse fenômeno pode ser atribuído ao aumento do preço médio dos produtos nos supermercados, que passou de R$7,58 para R$8,71, representando um aumento de 15%. Diante desse cenário, os consumidores estão buscando alternativas mais econômicas para se adequarem às suas necessidades de consumo, priorizando produtos de menor custo para equilibrar o orçamento doméstico.

Imagem: Freepik

 

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Brasileiro gasta R$27,99 por ida a cafeteria e toma até 3 doses de café

Não perca

Ministro não vê impacto de gripe aviária no consumo de frango e ovos

Continue Reading

Você pode gostar

  • moda circular moda circular

    Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

  • Botoclinic Botoclinic

    Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

  • Kecia Steelman, CEO da Ulta Kecia Steelman, CEO da Ulta

    NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

  • Labubu Labubu

    Sucesso do Labubu perde força e ações da Pop Mart caem 9%

  • pequenos; festas pequenos; festas

    Confiabilidade é fator decisivo para o sucesso das vendas online no período de festas

  • Piccadilly Piccadilly

    Piccadilly inaugura primeira loja no novo modelo de franquias

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
moda circular
Comportamento19 horas atrás

Privalia e Instituto Dona de Si lançam ação de moda circular durante a Black Friday

Botoclinic
Operação21 horas atrás

Botoclinic inaugura Casa conceito na Avenida Brasil

Kecia Steelman, CEO da Ulta
NRF20261 dia atrás

NRF 2026: Kecia Steelman, CEO da Ulta Beauty, destaca o poder da liderança centrada em pessoas e inovação

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.