Economia
Vendas no varejo físico têm queda de 0,4% em abril, aponta Serasa
Segmentos de materiais de construção, vestuário e de automóveis foram os mais afetados, enquanto os supermercados tiveram a maior alta
As vendas do varejo físico brasileiro continuaram a declinar em abril deste ano, apresentando uma queda de 0,4% em comparação com março. Essa foi a quarta contração consecutiva do indicador, após uma diminuição de 0,2% de fevereiro para março. Os dados foram divulgados pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian.
Entre os segmentos do varejo físico, três dos seis grupos analisados registraram queda nesta leitura: Material de Construção (-1,0%); Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios (-2,1%); e Veículos, Motos e Peças (-4,8%). Por outro lado, houve um aumento nas vendas nos grupos de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas (1,4%); Móveis, Eletrodomésticos e Informática (1,1%); e Combustíveis e Lubrificantes (0,8%).
O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, afirma que o setor provavelmente continuará enfrentando um ritmo lento, pelo menos no curto prazo. Segundo ele, tem sido observadas flutuações mínimas, que podem ser consideradas como estabilidade. Rabi também ressalta que, a longo prazo, a melhora nos índices de inadimplência poderá ter um impacto positivo no comércio, impulsionando a retomada econômica.
O Indicador Serasa Experian é calculado com base no volume de consultas mensais realizadas por aproximadamente 6 mil estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
Imagem: Freepik
Leia também: