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Tendências do varejo para a temporada de festas de 2024
A temporada de festas de 2024 promete ser mais dinâmica do que nunca. Com a inflação incentivando uma compra mais consciente e um período mais curto entre o Dia de Ação de Graças e o Natal, os varejistas enfrentam altas expectativas em uma janela de tempo condensada.
Os consumidores buscam conveniência, rapidez e personalização – e vão comprar onde encontrarem isso. É por isso que os varejistas precisam começar a pensar em como proporcionar experiências de compra contínuas, tanto nas lojas quanto online, nesta temporada de festas. Vamos dar uma olhada nas principais tendências do varejo e em dicas para ajudar você a se destacar.
4 tendências de varejo para ficar de olho neste ano
De entregas mais rápidas e promoções personalizadas a experiências omnichannel integradas e conveniência, os consumidores esperam mais dos varejistas atualmente. Aqui estão as tendências que moldam 2024.
- Aumento das compras antecipadas: Com cinco dias a menos entre o Dia de Ação de Graças e o Natal em comparação a 2023, os consumidores estão começando a comprar mais cedo. A Experian relata que um em cada três consumidores espera começar as compras de fim de ano antes de outubro, especialmente millennials e a Geração X. Os varejistas devem se preparar para a demanda antecipada enquanto maximizam eventos tradicionais como a Black Friday;
- Entrega rápida e acesso imediato: Embora os consumidores estejam começando mais cedo este ano, as compras de última hora são inevitáveis. Além da crescente demanda por entregas no mesmo dia, que deve aumentar 21% ano a ano, os consumidores também buscam acesso rápido a informações. Os varejistas devem gerenciar entregas rápidas, oferecendo ao mesmo tempo acesso imediato a produtos e promoções;
- Modelo de compra híbrido se consolida: Os consumidores continuam adotando tanto as compras em lojas físicas quanto online. Quase metade dos consumidores planeja visitar lojas físicas, segundo a Experian. Como os consumidores estão cada vez mais pesquisando produtos online antes de comprá-los nas lojas, os varejistas precisam garantir uma conexão perfeita entre as experiências digitais e físicas para atender às suas expectativas;
- Personalização ganha destaque Para se destacar em meio ao ruído das festas, as marcas devem personalizar as experiências de compra. Isso inclui promoções direcionadas, recomendações personalizadas e programas de fidelidade. A Salesforce descobriu que 63% dos consumidores têm mais chances de comprar em lojas onde podem ganhar e resgatar pontos de fidelidade, destacando o valor de uma abordagem personalizada.
Como ser ágil durante a temporada de festas de 2024
Abraçar tecnologias que permitam respostas rápidas a mudanças no comportamento e expectativas dos consumidores é essencial este ano. Desde otimizar jornadas do cliente até oferecer experiências digitais contínuas, as soluções orientadas por tecnologia podem ajudar os varejistas a se destacarem.
- Mantenha seus pontos de contato digitais atualizados: Com os consumidores começando as compras de fim de ano mais cedo do que nunca, manter seus pontos de contato digitais atualizados é crucial. Certifique-se de que e-mails, SMS, mídias sociais e displays nas lojas refletem suas promoções mais recentes.
Atualize regularmente seu link na bio para destacar ofertas de fim de ano ou guias de presentes, para atrair consumidores que estão navegando com antecedência. Garanta que panfletos, como cartões-postais, tenham CTAs claros que orientem os clientes para informações relevantes e use ferramentas dinâmicas, como links curtos e QR Codes, para ajustar facilmente as promoções ao longo da temporada.
- Aproveite dados para simplificar as jornadas de compra: Use os dados que você já coleta para personalizar sua abordagem de conexão com os consumidores. Seja com dados de localização para segmentação regional de anúncios ou dados de engajamento do cliente que revelam produtos populares, essas informações permitem oferecer recomendações personalizadas, garantindo acesso rápido ao que os consumidores desejam.
Por exemplo, se descobrir que os consumidores usam com frequência seus dispositivos móveis para visitar seu site, priorize a criação de experiências rápidas e otimizadas para dispositivos móveis. Isso pode incluir o uso de páginas de navegação simples ou oferecer acesso instantâneo a promoções.
- Integre experiências em loja e online para maximizar as vendas: Como os consumidores planejam visitar lojas físicas e comprar online, os varejistas precisam integrar os mundos físico e digital. Estratégias de “corredor infinito,” onde os clientes encomendam itens fora de estoque para entrega posterior, oferecem uma forma de evitar vendas perdidas durante a temporada de festas.
Ao integrar soluções digitais, como QR Codes que direcionam os clientes para estoques adicionais ou ofertas online enquanto eles compram na loja, você pode aumentar as vendas e a satisfação do cliente, reduzindo o risco de perda de receita.
- Personalize promoções para incentivar compras recorrentes: Para atrair clientes existentes a comprar com você novamente, envie promoções de fim de ano específicas por SMS, com links curtos rastreáveis que apontem para ofertas exclusivas online ou produtos populares.
Essas mensagens personalizadas não só aumentam o engajamento, mas também permitem que você acompanhe dados de cliques, ajudando a identificar quais itens estão em alta demanda nesta temporada. Usando dados de clientes, você pode criar campanhas que são relevantes e oportunas.
Antecipe-se à correria das festas
Com uma janela de compras mais curta em 2024, os varejistas precisam planejar e manter a flexibilidade. Ao usar dados e ferramentas como QR Codes, links curtos e promoções personalizadas, você pode criar experiências contínuas e conectadas que atendem às necessidades dos consumidores — onde quer que estejam.
Imagem: Envato
Informações: Bitly para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo