Inovação

5 lições que o Groceryshop 2024 ensinou sobre o futuro do varejo alimentar

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Groceryshop

O Groceryshop é um dos eventos mais importantes para o setor de varejo de alimentos e de bens de consumo embalados, reunindo líderes e interessados no segmento para discutir o futuro das compras e do varejo. A conferência oferece insights sobre tendências emergentes, tecnologias e estratégias que moldarão o setor nos próximos anos. O foco deste ano foi na construção de parcerias, avanço da transformação digital e entendimento do comportamento em mudança dos consumidores. Aqui estão cinco pontos essenciais do evento:

Parcerias são essenciais

A colaboração continua sendo uma estratégia crucial para o sucesso no varejo de alimentos. Seja entre marcas e varejistas, fornecedores ou até mesmo concorrentes experimentando novas estratégias, as parcerias impulsionam a inovação. Ao identificar objetivos em comum, as empresas podem desenvolver soluções vencedoras que beneficiem tanto os negócios quanto os consumidores. O espírito de cooperação foi um tema dominante no Groceryshop, mostrando que trabalhar juntos é essencial para enfrentar os desafios atuais.

Conheça seu público – Dos boomers à geração Z

Entender as nuances do seu público é mais importante do que nunca. Os boomers ainda representam significativos 35% dos gastos em bens de consumo embalados, então não devem ser ignorados. No entanto, os millennials estão em crescimento, especialmente ao entrarem em novas fases da vida, oferecendo oportunidades para o engajamento das marcas. Enquanto isso, a Geração Z está rapidamente emergindo como um segmento no qual os varejistas precisam focar agora. Capturar sua atenção desde cedo garantirá lealdade futura à marca, tornando-os um grupo essencial para o crescimento a longo prazo.

Reduzindo o atrito na experiência de compra

Um dos principais focos da conferência foi minimizar o atrito na jornada de compra por meio de novos sistemas e tecnologias. Seja na loja física ou online, reduzir barreiras para a compra é fundamental. Embora a experiência na loja física continue sendo importante, o canal digital apresenta um espaço significativo para desenvolvimento. Segundo a Deloitte, a penetração do varejo digital de alimentos está em apenas 14% em 2024, ficando atrás de setores como vestuário (38%), móveis (40%) e eletrônicos (51%). A Lowe’s Food Markets se destacou ao compartilhar como está explorando maneiras de traduzir a empolgação da compra presencial para uma experiência digital perfeita.

Leia também: Importância da experiência do cliente para o sucesso do PDV

Menos “IA, IA, IA!” – Mais personalização

A frenesi em torno da IA parece ter diminuído este ano, sinalizando que a tecnologia foi além do hype e está sendo integrada em aplicações reais, como a personalização. Os varejistas estão focando no uso da IA para criar experiências de compra personalizadas, em vez de tratá-la como uma palavra da moda. Um insight interessante veio de Jordan Berk, que destacou que a China ainda não adotou a IA no estilo ChatGPT, revelando diferenças na adoção global da IA.

Expansão das marcas próprias

Os varejistas de alimentos enfrentam uma concorrência crescente dos restaurantes de serviço rápido e precisam encontrar maneiras de oferecer valor tanto para consumidores conscientes de custo quanto para aqueles que buscam produtos premium. Uma estratégia crescente é o aumento das marcas próprias, que têm ganhado mais importância, especialmente em categorias premium. Além disso, o agrupamento de produtos em ocasiões de refeição se tornou uma forma popular de ajudar os consumidores a economizar tempo, ao mesmo tempo em que oferece uma vantagem competitiva em relação aos restaurantes de serviço rápido.

Abraçando a mudança e preparando o varejo de alimentos para o futuro

O Groceryshop 2024 destacou que a indústria de alimentos está em um momento crucial, onde inovação, colaboração e compreensão do consumidor são fundamentais. À medida que as linhas entre as experiências de compra física e digital se tornam mais tênues, as marcas que focarem em construir parcerias estratégicas, aproveitar a tecnologia para personalização e atender a uma ampla variedade de consumidores estarão melhor posicionadas para o sucesso. Ao abraçar essas tendências em evolução, os varejistas podem não apenas atender às demandas atuais, mas também antecipar as necessidades do futuro.

Imagem: Envato
Informações: Jody Wasbro para WD Partners
Tradução livre: Central do Varejo

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