Economia

Crescimento das vendas de fim de ano deve ficar abaixo da média de 10 anos

Published

on

vendas de fim de ano

O crescimento das vendas de fim de ano nos EUA deve desacelerar para cerca de 3%, abaixo dos 4,7% registrados no ano passado, segundo um relatório divulgado pela S&P Global Ratings. Esse número está abaixo da média de 10 anos, que é de 5,3%.

A previsão da S&P é baseada em uma inflação em declínio, mas ainda persistente, que continua pressionando os orçamentos familiares. O relatório também citou o feriado de Ação de Graças tardio, que reduz o calendário de compras em cinco dias neste ano, como um fator adicional que pode impactar as vendas.

De acordo com analistas da S&P, liderados por Lauren Slade, os varejistas devem apostar em promoções para impulsionar as vendas devido a um desempenho de fim de ano mais fraco. As empresas precisarão investir mais em publicidade para compensar o menor fluxo de clientes e competir por atenção.

O desempenho das vendas no varejo durante as festas de fim de ano variará conforme o setor. Varejistas focados em consumidores de renda média e alta provavelmente terão melhor desempenho devido ao aumento do tráfego de clientes em busca de ofertas. Grandes redes, como Target e Walmart, também devem se sair bem nesta temporada, devido à sua capacidade de comunicar e oferecer valor aos consumidores.

A S&P identificou 33 varejistas e fabricantes de roupas que geraram mais de 25% de sua receita operacional anual com as vendas de fim de ano no último ano fiscal. Victoria’s Secret & Co. lidera a lista, com 90% do seu lucro operacional total ocorrendo no quarto trimestre. A Macy’s aparece em terceiro lugar, com 65% de seu lucro operacional gerado no Q4. “Sem uma temporada de festas promissora, podemos ver uma pressão adicional nas classificações desses varejistas”, afirmou a S&P.

Diferenças entre setores

Os varejistas de eletrônicos de consumo e móveis para casa enfrentam uma demanda mais fraca e precisarão apostar em promoções para aumentar as vendas, conforme o relatório. As vendas totais no varejo para novembro e dezembro atingiram um pico de crescimento de 16% em 2021, mas caíram significativamente desde então, de acordo com dados do U.S. Census Bureau citados pela S&P.

A partir de outubro, grandes varejistas, incluindo Amazon, Walmart, Target e Best Buy, lançaram promoções focadas nas festas de fim de ano quase um mês e meio antes da Black Friday, que será em 29 de novembro deste ano. As vendas entre Black Friday e Cyber Monday devem atingir US$ 75 bilhões pela primeira vez, segundo um relatório de outubro da Bain & Co.

“Os varejistas podem estar tentando antecipar as vendas, à medida que os consumidores ficam mais cautelosos nas semanas que antecedem o período de festas, especialmente durante um ano eleitoral e com uma janela de compras reduzida”, disse a S&P. “Esses grandes descontos refletem também o ambiente altamente promocional desta temporada, já que o valor permanece como prioridade para os consumidores.”

Além disso, consumidores sensíveis a preços levarão os varejistas a continuar oferecendo promoções e descontos, o que pressionará ainda mais as margens de lucro. Muitos varejistas anunciaram iniciativas de redução de custos nos últimos 12 meses e ajustaram sua gestão de inventário para uma “abordagem conservadora” como estratégia para sustentar as margens. Segundo a S&P, essas medidas provavelmente resultarão em margens estáveis ano após ano para os varejistas.

As expectativas da S&P para as vendas de fim de ano estão alinhadas com um relatório recentemente divulgado pela Federação Nacional do Varejo (NRF), que prevê que as vendas cresçam de 2,5% a 3,5% em relação ao ano passado, apesar de alguns sinais econômicos mistos que influenciam sua previsão.

Imagem: Envato
Informações: Nate Delesline III para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *