Comportamento
Quase 7 em cada 10 consumidores preferem lojas físicas nesta temporada festiva
Com a aproximação da temporada festiva, as lojas físicas continuam sendo a principal escolha para os consumidores globais, com 68% das pessoas planejando realizar compras presencialmente.
De acordo com um relatório da EY, muitos consumidores preferem ver, tocar e experimentar os produtos pessoalmente antes de concluir uma compra, garantindo um nível de confiança que as plataformas digitais ainda têm dificuldade em oferecer.
Apesar disso, os compradores modernos alternam de forma fluida entre canais físicos e digitais, intensificando a fragmentação do cenário varejista.
Plataformas de mídia social como TikTok, YouTube e Instagram estão se destacando como canais de vendas importantes nesta temporada, especialmente na China, onde o comércio social está altamente avançado.
Quase 50% dos consumidores chineses planejam fazer compras por meio de mídias sociais interativas, comparados a 24% nos EUA e 17% globalmente.
Recursos como compras dentro de transmissões ao vivo no TikTok, introduzidos nos EUA em 2023, mas disponíveis na China desde 2020, mostram como a pandemia acelerou a adoção do comércio social em algumas regiões.
Globalmente, espera-se que os consumidores adotem cada vez mais os canais sociais de vendas à medida que as marcas aprimoram suas experiências digitais para simular a experiência de compra em loja. Por exemplo, transmissões ao vivo nas redes sociais agora permitem que os consumidores interajam com influenciadores confiáveis, façam perguntas sobre produtos em tempo real e realizem compras diretamente por meio de links exibidos durante as lives.
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Os consumidores também estão priorizando preço em vez de produto, com promoções desempenhando um papel crucial na decisão de onde comprar. Para as marcas, isso aumenta o desafio de navegar por canais fragmentados.
Para permanecerem competitivas, o relatório afirma que as empresas devem analisar e priorizar seus canais mais valiosos, testar conteúdos interativos e compráveis nas redes sociais para estimular compras por impulso e usar os insights desta temporada para planejar o futuro.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo